ISO 9001:2015 / Seção 7: Suporte

Confira nosso webinar sobre a Seção 7 da nova ISO 9001. Agradecemos a todos que participaram e deixaram suas dúvidas!

Abaixo as perguntas do webinar respondidas pelo Ivan:

1) Como vocês imaginam que serão os questionamentos de um auditor quanto as mudanças de interpretação do 7.1?

R: De uma maneira geral não há uma mudança muito grande na forma de questionamento, mas há sim uma maior cobrança de conscientização, parte de metrologia é uma que continuará da mesma maneira, enfim, de uma maneira geral não há uma mudança, mas um aprofundamento.

2) Quanto ao item 7.1.4, A consideração deste novo requisito será voltado apenas para o que interfere na Qualidade do Produto e/ou a Qualidade de Vida dos envolvidos também?

R: Não muda a abordagem, mas este ambiente de processos de operação, vai estar voltado à percepção do auditor a parte física, social e psicológica para o exercício destas atividades, tornando este requisito um pouco mais abrangente, não voltando somente aos equipamentos de produção.

3) Bom dia, na situação atual do país, como trabalha o item 7.1.4 letra “b” com o aumento do stress em relação ao aumento de demissões e em contrapartida aumento das tarefas com a redução no quadro de funcionários?

R: A carga aumenta muito mais nesta situação, embora a norma contemple este requisito 7.1.4, ele é difícil de auditar, e é difícil o auditor abrir uma RNC no requisito porque o ambiente está estressante, já que há um foco maior na parte física, então cabe mais à organização tratar a parte social e psicológica.

4) Quanto às identificações dos equipamentos, alguns laboratórios têm se negado a colocar os famosos “selinhos” de identificação do prazo. Utilizando a rastreabilidade pelo código e pelo sistema, atenderá o novo critério também? E os certificados de verificação compulsória de instrumentos regulamentados, emitidos pelos órgãos delegados do INMETRO não devem então ser aceitos?

R: A norma diz o que deve ser feito, como deve ser feito cabe à organização, e o que é importante sobre metrologia? É mostrar que o equipamento está identificado, e que exista um laudo relacionado à esta Tag, então independente de ter ou não um selo, o relevante é que ele seja identificado, e tudo isto esteja embasado através de critérios científicos e dentro dos prazos estabelecidos.

5) Ivan, essa questão de conhecimento sobre a política da qualidade deve ser válida para todos os colaboradores da empresa? E quanto ao conhecimento dos objetivos, tem que ser de entendimento de todas as áreas? Produção terá que entender e saber explicar em auditoria um indicador ou objetivo mais complexo da área comercial?

R: A maneira mais efetiva para disseminar isso não é através da massificação dessa informação, pedindo para todos decorarem os objetivos da qualidade e a política da qualidade, mas sim através da conscientização dos funcionários da organização sobre estes aspectos, principalmente as mais relevantes. Coloque isso em quadros de gestão à vista, incentive conversações sobre o tema, para que através disso haja um melhor entendimento e observação do sistema de gestão da qualidade.

6) No item 7.1.4, as questões sociais e psicológicas serão focadas para a produção dos produtos e serviços? Ou terá uma visão mais ampla?

R: De uma maneira geral o aspecto social e psicológico serão abordados de uma maneira sistêmica, e não focada em produtos e serviços somente.

7) As competências serão avaliadas no plano de treinamento? Digo em termos de desenvolvimento de competências?

R: Será verificado se estes treinamentos estão sendo implementados para cobrir estes gaps e as demandas destes processos, e em um segundo momento, verificar se eles foram eficazes, ou seja, se eles trouxeram o resultado esperado.

8) Em resumo, quais serão as informações documentadas mínimas requeridas pela norma?

R: As informações documentadas requeridas pela norma estão disponíveis em nosso webinar sobre as Mudanças da norma ISO 9001, onde comentamos item por item quais eram estas informações, e também em nossa tabela disponível gratuitamente aqui.

9) Sobre os desdobramentos dos objetivos da qualidade e verificação desses indicadores, os indicadores tem que obrigatoriamente serem conhecidos por todos? Ao menos os principais? E quando a organização define que nem todos serão expostos?

R: Primeiro, é importante que os objetivos da qualidade estejam claramente definidos, segundo, eles precisam ser comunicados e entendidos de uma maneira geral, e os mais relevantes estejam conscientizados e disseminados, terceiro, que eles possuam indicadores para que as pessoas possam acompanhar a evolução da organização.

 

Ainda tem dúvidas? Deixe seu comentário aqui embaixo.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.