Conheça alguns dos indicadores mais importantes para o agronegócio

Já que para um agronegócio ter sucesso é vital analisar seus indicadores de desempenho, a escolha de tais referências não deve ser feita ao acaso, mas sim de acordo com as principais metas que os gestores têm em mente para seu empreendimento. De toda forma, independentemente da quantidade e dos tipos de indicadores de desempenho escolhidos, vale ressaltar que os painéis dos softwares de monitoramento desses índices devem ser de fácil leitura e ter alta praticidade, a fim de facilitar ao máximo o entendimento do gestor. Dessa maneira, ele não perderá tempo desnecessariamente para analisar o que realmente interessa, dando assim o primeiro grande passo para garantir boas tomadas de decisões. Você também quer contar com o auxílio dos indicadores, mas não sabe sequer por onde começar? Pois então confira os pontos mais importantes sobre o assunto que separamos especialmente para você:

O que são esses tais indicadores de desempenho?

Os indicadores de desempenho — também chamados de Key Performance Indicators (KPIs) — nada mais são que métricas que servem para averiguar a atuação de algum projeto ou processo. Se seu negócio tem uma estratégia com objetivos a alcançar, será o KPI a referência que evidenciará a distância entre cada alvo e sua posição atual. Esses indicadores são extremamente úteis para prover uma melhor comunicação, de modo que o gestor descubra se os resultados estão perto ou longe das metas almejadas.

Esses indicadores podem ser traduzidos em gráficos e tabelas, de forma a facilitar a compreensão dos dados e apontar pistas visuais sobre como anda o agronegócio na prática. Assim, símbolos e setas de cor verde poderiam mostrar se o desempenho está no caminho certo ou se foi superado, por exemplo, enquanto ícones de cor vermelha indicariam um problema e símbolos amarelos sugeririam um problema em potencial. Por mais que a lógica seja basicamente essa, tudo depende do sistema escolhido para uso e, claro, de seus respectivos códigos.

Que indicadores devem ser usados no agronegócio?

Aqui apontaremos alguns dos principais indicadores para o agronegócio. Fique de olho:

Tabela de indicadores

A tabela de indicadores serve para demonstrar o desempenho do negócio de uma forma geral. Ao montar uma tabela com esse objetivo, toda a visualização das informações e dos dados se junta com os indicadores gráficos, que proporcionam uma melhor análise do panorama da empresa.

Cubo de dados

Os cubos de dados, por sua vez, são representações dinâmicas das tabelas, que garantem relatórios com duas ou mais dimensões de informações. Assim, é possível, por exemplo, analisar o cubo por meio do cruzamento de três níveis de informações — período, produto e região —, assegurando a análise de toda a combinação das dimensões e gerando dados que indicam em qual local se tem mais produtos vendidos no período escolhido.

Georreferenciamento

Essa referência apresenta dados por meio de mapas ou imagens que proporcionam informações geográficas afins. Um dado geográfico faz com que as coordenadas sejam conhecidas, de forma que esse conhecimento sirva de fonte para muitos estudos, desde análises de vendas, com dados dos clientes da região, até as logísticas de consumo e de entrega.

Semáforo

Os semáforos são sinalizadores que mostram visualmente como anda cada indicador. Por meio de seus sinais, tem-se a possibilidade de analisar com exatidão o que está efetivamente acontecendo para que se possa atuar em prioridades conforme as cores verde, vermelho e amarelo apontam. Com esse indicador é possível medir e verificar os efeitos das ações tomadas.

Obviamente há muitos outros indicadores para o agronegócio além desses, de forma que a montagem do seu repertório depende tanto de suas preferências como das exigências do próprio empreendimento. E como o sucesso de qualquer empresa está amplamente relacionado a um bom trabalho de seus funcionários, os gestores devem fazer uma boa análise dos dados gerados e recebidos para buscar melhorias e mudanças na forma em que os processos vêm sendo realizados.

Agora nos conte: quais indicadores você tem usado no seu agronegócio? Compartilhe suas dicas conosco! Dê sua opinião sobre o assunto e enriqueça nosso post!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.