Gestão da qualidade: como são feitas as auditorias em farmácias hospitalares?

A máxima conhecida pelos gestores executivos que diz que só é possível gerenciar aquilo que se mede é muito popular no mundo corporativo, universo que inclui a gestão das farmácias hospitalares, não sendo, portanto, nenhuma novidade para os farmacêuticos. Para um adequado gerenciamento da qualidade no ambiente hospitalar, a auditoria em farmácias se mostra um importante instrumento, afinal, para que ocorra de maneira satisfatória, é premissa que indicadores tenham sido definidos, estejam sendo acompanhados e devidamente vinculados a planos de ação. Quer saber como são feitas as auditorias em farmácias hospitalares? Então acompanhe:

Envolvimento e colaboração

É consenso que um dos primeiros passos para que a implementação da qualidade em um negócio seja bem-sucedida é começar pelo envolvimento dos colaboradores, do contrário, a missão de proporcionar a melhoria nos processos organizacionais se torna impossível de ser cumprida. Lembre-se de que os trabalhos do farmacêutico no que diz respeito a planejamento, controle, aquisição e distribuição de medicamentos e materiais hospitalares são formas de assegurar que a instituição hospitalar manterá sua saúde financeira.

Assim, é importante garantir também o envolvimento da direção, afinal, os gestores devem ser os principais interessados nessa qualidade. Como patrocinadores, a direção deve estar convencida da necessidade de implementação desses procedimentos. E caso surja algum tipo de dificuldade para conquistar o engajamento da direção, consulte este post aqui!

Planejamento e organização

Todo esse trabalho gerador de subsídios para o planejamento e, consequentemente, para uma gestão otimizada, tem como personagem decisivo o profissional farmacêutico, principal participante das etapas do processo, conhecedor dos requisitos e incumbido de atividades que vão desde a operação ao nível gerencial. Para que o farmacêutico tenha sucesso na condução da auditoria, é boa prática promover o levantamento de todos os clientes dos serviços prestados pela farmácia hospitalar, exemplo:

  • Internos: diretores, médicos, enfermeiros e farmacêuticos;
  • Externos: pacientes e órgãos de regulamentação — como a ANVISA, por exemplo.

Com esse levantamento, cada cliente pode ser distribuído em áreas ou setores — como diretoria, farmácia central, farmácia satélite, centro de tratamento intensivo e centro cirúrgico —, o que já facilita bastante o acompanhamento de cada detalhe envolvido nos processos de auditoria.

Escopo e diagnóstico

Devidamente conhecidos os clientes e tendo os distribuído em setores, passa a ser possível dimensionar o escopo real da auditoria, que compreenderá os processos e requisitos de cada área. Assim também é possível avaliar, posteriormente, as conformidades de cada um, chegando a um diagnóstico.

Especialmente nesse momento, um software gerenciador de auditoria pode ser um importante aliado, uma vez que promove a organização das informações de modo simples e, a depender da solução escolhida, proporciona um outro nível de interação dentro das fases da auditoria, seguindo uma sistemática intuitiva e facilitando bastante a realização dos processos por parte do farmacêutico.

Auditoria e gerenciamento

É crucial gerenciar corretamente a distribuição farmacêutica, garantindo um uso seguro e racional, de modo a atender às necessidades dos pacientes hospitalizados na mesma proporção de sua utilização, afinal, esse controle de estoque implica em lucros para o hospital, na medida em que a administração adequada evita perdas e desperdícios de medicamentos. E tudo isso só é possível graças a um sistema de qualidade bem implementado e, de preferência, periodicamente auditado.

Finalmente, é preciso que todos os envolvidos percebam que realizar a auditoria em farmácias não se trata de uma aposta que objetiva o lucro, mas, sim, de um investimento que assegura uma gestão assertiva e retorno garantido, especialmente quando utilizadas as ferramentas adequadas.

E então, ficou ainda com alguma dúvida? Não deixe de postar seu comentário e dividir seus questionamentos conosco! E continue acompanhando nosso blogpara ficar sempre a par das novidades!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.