ISO 9001:2015 foi publicada oficialmente

A nova versão da ISO 9001 foi publicada hoje. Foram 3 anos de revisão e cerca de 95 países envolvidos.

O secretário geral da ISO afirmou que “A ISO 9001 permite que organizações se adaptem a um mundo em mutação. Ela aumenta a capacidade de satisfazer os consumidores e fornecer uma fundação coerente para o crescimento e sucesso sustentáveis.”

A versão 2015 oferece mudanças importantes. Para o responsável pela edição da ISO, Nigel Croft, a nova edição é menos prescritiva que as antecessoras, concentrando no desempenho. Para Nigel isso foi possível alinhando a abordagem por processo com o pensamento baseado em risco (que na verdade são riscos e oportunidades) e aplicando o PDCA em todos os níveis da organização. Nigel ainda lembra que a nova norma está padronizada no Anexo SL , permitindo integração com outras normas e servindo como base para normas específicas para alguns setores.

As empresas certificadas na versão 2008 têm 3 anos para migrar. O auditor Ivan Gonçalves fez um comparativo das principais mudanças e documentos necessários na nova versão da ISO 9001 aqui no blog.

Para ter acesso à nova versão da ISO em inglês, acesse a página oficial: http://www.iso.org/iso/catalogue_detail?csnumber=62085

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.