6 erros cometidos ao reduzir custos na empresa

Reduzir custos na empresa é uma fase pela qual nenhum empresário ou gestor gosta de passar, afinal, definir a melhor estratégia para levantar seu empreendimento durante um momento de dificuldade definitivamente não é tarefa fácil. Nesse momento, tudo deve ser bem analisado para que, no fim das contas, a qualidade do seu produto ou serviço seja mantida e você continue com uma presença forte no mercado. Porém, muitas pessoas cometem deslizes graves ao cortar valores que contribuem — e muito! — para o negócio. Neste post veremos 6 desses erros. Então tome nota e tenha cuidado para não cair nessas armadilhas na hora de definir sua própria estratégia! Vamos lá?

Cortar gastos com pessoal

Os colaboradores são parte essencial do desenvolvimento das atividades diárias e, por isso, devem estar constantemente motivados. Promover festas para os aniversariantes do mês, oferecer bônus para os mais produtivos e manter o maquinário atualizado são exemplos de medidas que mantêm seu pessoal trabalhando com vivacidade. Não enxergue seus recursos humanos como despesa, mas sim como investimento, pensando sempre no retorno que trarão para a empresa.

Apostar nas demissões

Pode ser que seja inevitável manter a quantidade de funcionários no momento, mas tome muito cuidado ao começar a demitir repentinamente, uma vez que pagar os valores que a legislação trabalhista determina acaba sendo uma carga bastante pesada para a empresa. Fora disso, é preciso considerar também o quanto você gastará com um novo processo de seleção para contratar um empregado menos oneroso, além do prazo em que ele passará por treinamento até se adequar aos procedimentos de rotina da organização.

Diminuir investimentos em marketing

Como o marketing é o principal responsável pela prospecção de clientes, não deve ser desfalcado quando sua intenção é reduzir custos na empresa. Pense estrategicamente para garantir a prosperidade das vendas: se existe uma crise no seu setor, provavelmente seu concorrente tomará como medida defensiva o corte de custos com o marketing, certo? Nesse cenário, se você mantém seu investimento, já está um passo à frente na disputa pelo próximo cliente!

Desfalcar os serviços ao consumidor

Não tente baixar os custos do negócio manipulando os serviços prestados a seu público. Conte sempre com um atendimento qualificado para manter seus clientes confortáveis e seguros durante o relacionamento com a marca. Não se esqueça do pós-venda e de um canal de comunicação tanto para críticas como para elogios. Lembre-se de que a satisfação do cliente é a base para a sustentação da sua empresa, além de uma forte aliada na divulgação da marca.

Fixar um percentual para toda a empresa

De nada adianta fixar um percentual único para os cortes em todos os setores da sua empresa. Dessa forma, sua estratégia inevitavelmente perde eficiência ao gerar uma discrepância de valores entre os departamentos envolvidos, já que alguns poderiam estar economizando mais, enquanto outros acabam sofrendo uma redução drástica e têm suas atividades prejudicadas.

Implantar processos burocráticos

Na tentativa de controlar de perto os custos envolvidos na empresa, alguns empresários optam por criar medidas burocráticas para aprovar qualquer gasto no dia a dia de suas atividades. Dependendo da forma como essa transformação é feita, regras e formulários em excesso podem acabar criando mais trabalho e ocupando cada vez mais tempo dos colaboradores, desviando a atenção de serviços mais urgentes.

Monitorar as saídas de dinheiro de seu negócio é tarefa a ser tratada com muito planejamento por qualquer empresário. Reduzir custos na empresa de qualquer jeito, afetando áreas essenciais, pode gerar prejuízos imediatos e o resultado da estratégia poderá ser o oposto do que deveria realmente ser conquistado. Assim, o segredo é ter muita cautela e não deixar de contar com ajuda profissional.

E você, passou recentemente por um momento de redução de custos na empresa? Que tipo de estratégia adotou? Compartilhe suas experiências nos comentários e enriqueça nosso post!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

3 comentários sobre “6 erros cometidos ao reduzir custos na empresa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *