Qual o papel da gestão da qualidade na globalização de mercados?

Quantas vezes você já ouviu falar no tal do mundo globalizado e em como ele pode afetar sua empresa? Provavelmente muitas e muitas vezes, não é mesmo? Mas talvez você ainda não saiba sobre a estreita relação existente entre esse conceito e a importância da gestão da qualidade, super simples na teoria e um tanto quanto complexa na prática. Quer saber o porquê dessa diferença e entender mais sobre o papel da gestão da qualidade dentro do contexto da globalização de mercados? Então confira agora mesmo nosso post:

As empresas diante da globalização de mercados

Antes de mais nada é importante dizer que, com a globalização, tudo flui mais facilmente pelo mundo, desde os produtos, passando pelo dinheiro e chegando às informações. Por isso, quando algo se torna obsoleto do outro lado do planeta, a tendência é que em muito pouco tempo também caia em desuso por aqui. Da mesma forma, quando algo faz sucesso em outro continente, logo os brasileiros ficam sabendo e passam a exigir a novidade também em terras tupiniquins.

Essa mobilidade na globalização de mercados, de uma forma ou de outra, acaba obrigando as empresas a se adaptarem à nova realidade, uma vez que, caso contrário, elas certamente serão ultrapassadas por outras. Ser capaz de manter sua relevância, mesmo em face dos concorrentes, e de expandir as próprias fronteiras nunca foi tão importante quanto hoje em dia.

A gestão da qualidade e sua empresa

No mundo atual as informações se espalham muito rapidamente, certo? E a verdade é que essas informações são formadas por nada mais nada menos que opiniões. Hoje em dia absolutamente qualquer um pode, através da internet, difundir sua própria perspectiva a respeito de uma marca ou de certo produto. E os consumidores vêm se tornando cada vez mais exigentes e conscientes, pelo menos nos grandes mercados mundiais.

O resultado dessa revolução fica evidente com a necessidade de atenção redobrada por parte das empresas no que diz respeito à gestão da qualidade, sob pena de acabarem sendo alvo de críticas no mundo inteiro. Melhor evitar essa exposição nada positiva, certo? Lembre-se de que quando isso acontece, tanto o valor da empresa como o do que ela produz diminuem.

O aproveitamento das iniciativas em gestão da qualidade

Se a empresa conta com uma estrutura adequada de gestão da qualidade, que seja apoiada em índices de desempenho relevantes e objetivos, certamente conseguirá atingir um alto nível de excelência — seja em produção ou em serviços. Para as empresas que estão de fato inseridas no contexto da globalização de mercados, esse é o cenário ideal, afinal, seu alto padrão de qualidade passa a ser um diferencial em relação à sua competitividade frente ao mercado internacional.

Além disso, a gestão da qualidade também permite identificar custos desnecessários e fora dos limites, que geralmente fazem com que mesmo uma empresa com excelentes produtos ou serviços perca a força no mercado. Mas utilizando os recursos da gestão da qualidade para eliminar os custos supérfluos, consegue-se equilibrar a balança e ampliar o potencial de seus produtos, que passam a competir em pé de igualdade com o que chega de fora.

A conquista de mais inovações

A gestão da qualidade ainda pode ser usada para identificar setores do processo interno de produção ou circulação de produtos que não agreguem nenhuma inovação para sua marca. Como uma das regras do mercado é ser o primeiro ou ser o melhor, a inovação e a qualidade são duas das melhores armas para que a empresa não só mantenha como aumente o desempenho diante da globalização de mercados.

Portanto, uma boa dica é desenvolver métodos para aplicar a gestão da qualidade no desenvolvimento de inovação em suas metodologias produtivas. Aí sim você verá o que é sucesso e resultado!

Viu como a gestão da qualidade pode fazer maravilhas por sua empresa? Não é à toa que essa atualmente é uma das áreas mais valorizadas dentro do setor corporativo! E você, já implementou a gestão da qualidade em sua empresa? Como têm sido os resultados? Compartilhe suas experiências e impressões conosco aqui nos comentários!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.