O que é e como aplicar a estratégia de gestão da qualidade total?

São muitos os pontos de processamento até a efetiva entrega de um produto ou serviço ao cliente final. Há primeiramente a expedição de uma ordem de serviço, com o seguinte ordenamento das matérias-primas, a posterior fabricação dos itens, que é seguida de uma minuciosa inspeção dos produtos e assim por diante. Nesse percurso, qualquer falha cometida — como um erro de cálculo ou um simples engano de pedido de material — pode acabar impactando a qualidade do que a empresa entregará. Pois se esse resultado nada ideal está diretamente ligado a processos mal planejados e executados, é de se imaginar que com os sistemas corretos para criar e graduar sua seleção você certamente terá uma chance muito maior de conseguir colocar tudo em ordem e satisfazer seus clientes, não concorda?

Uma vez que todas as atividades envolvidas no processo contribuem para o produto ou serviço final, pode-se deduzir que praticamente todos os departamentos estão envolvidos, certo? Assim, não apenas o setor de fabricação ou o time operacional colocam a mão na massa, mas também os recursos humanos, a contabilidade, o marketing e os demais setores. E essa é a essência da estratégia da Total Quality Management (TQM) ou gestão da qualidade total. Você por acaso sabe o que é isso e como aplicar tal ideia em seu negócio? Pois então confira nosso post de hoje e aprenda agora mesmo:

Conceituação de gestão da qualidade total

A TQM é basicamente uma filosofia de gestão por meio da qual todos em uma organização se esforçam para melhorar continuamente os produtos, serviços e processos ali desenvolvidos, sempre buscando a maior satisfação dos clientes. A ênfase está na melhoria planejada, um ciclo contínuo de aperfeiçoamentos e feedbacks que contribui com a entrega dos melhores produtos e serviços possíveis. Diz-se que a ideia desse método surgiu no Japão, dentro da montadora de automóveis Toyota, superando o período do fordismo norte-americano.

Pré-requisitos para a aplicação da TQM

Para que tal filosofia estratégica e organizacional seja adequadamente abraçada pela empresa, é necessário que exista uma grande transparência no fluxo de informações dentro da organização. Para isso, todos os colaboradores precisam entender como o negócio funciona, estando a par da missão, dos planos e das metas da empresa para o período. Como a metodologia define como os negócios são conduzidos, muitas vezes precisará haver uma reestruturação na organização. E aí entra o empenho dos funcionários para que tudo dê certo. Lembre-se de que produtos e serviços de qualidade são desenvolvidos por pessoas de qualidade, que trabalham juntas em um ambiente adequado.

Desenvolvimento da estratégia de TQM

Há diversos benefícios na implementação de uma estratégia de TQM na empresa, começando pelo crescimento da satisfação dos clientes, que passam a confiar mais no potencial do negócio. Com a gestão da qualidade total passa-se a ter também um aumento na produtividade e a consequente minimização dos dispêndios da cadeia de produção, proporcionando melhoras contínuas aos processos adotados e, assim, aos produtos e serviços oferecidos no mercado. Dependendo do cenário, torna-se viável inclusive acessar fatias maiores de mercado de maneiras cada vez mais eficazes.

Aplicação prática da estratégia de TQM

Para a TQM funcionar, todos na organização têm que estar envolvidos, sendo preciso implementar uma cultura da qualidade na empresa, segundo a qual as pessoas se portem constantemente procurando por maneiras de melhorar o processo. Assim, é essencial que a comunicação organizacional se torne uma realidade em todos os níveis do negócio. Com a instalação de uma abordagem TQM, há três principais oportunidades de se fazer melhorias e aumentar a eficiência da organização:

  • Clientes externos: o que é possível fazer para garantir que seus clientes estejam completamente satisfeitos com seu produto ou serviço?
  • Clientes internos: como se pode ter certeza de que seus fornecedores e funcionários sabem o que precisa ser realizado para produzir um produto de qualidade?
  • Processos de negócio: como você pode melhorar os próprios processos, reduzindo custos e o tempo gasto?

Quando a TQM é abraçada pela organização, passa a integrar sua política interna e fazer parte da cultura corporativa, criando assim uma tradição de sucessivos aperfeiçoamentos e foco amplo na qualidade total. Nesse cenário, os empreendedores passam a ter uma empresa mais fina, que realmente faz a diferença no mercado e acelera o caminho do sucesso. Parece mais que bom, não acha?

E você, já pensou em adotar essa solução em sua empresa para conquistar mais sucesso, agradar ainda mais seus clientes e obter cada vez mais lucratividade? Como você lida com a qualidade em seu negócio? Comente aqui e divida seus planos e suas experiências conosco!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

10 comentários sobre “O que é e como aplicar a estratégia de gestão da qualidade total?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.