O que são indicadores de desempenho e qual seu papel para a gestão da qualidade?

A gestão da qualidade atualmente é uma das áreas mais valorizadas no ambiente corporativo. E é claro que esse prestígio não surgiu à toa! Hoje em dia, em vez de apenas focarem na quantidade de produção, as empresas buscam cada vez mais produzir com qualidade, afinal de contas, o consumidor também está se tornando mais exigente!

Dentre as ferramentas mais usadas pela gestão da qualidade estão os chamados indicadores de desempenho. E você por acaso sabe o que são esses instrumentos e que papel desempenham dentro da qualidade de uma empresa? Pois confira nosso post de hoje e entenda mais sobre o assunto:

Os indicadores de desempenho e a gestão da qualidade

Os indicadores de desempenho nada mais são que ferramentas de monitoramento que permitem controlar a performance da empresa no que se refere à sua produtividade e à busca de seus objetivos, tudo de forma devidamente estruturada e aprofundada. E esses referenciais podem ser definidos individualmente por cada negócio, obviamente de acordo com seu segmento, seus parâmetros e suas metas, desde que sejam sempre objetivos — isso quer dizer que eles precisam refletir dados, não opiniões!

Esses indicadores fornecem, então, as informações de que a gestão da qualidade precisa para saber se a empresa está perto ou longe de alcançar suas metas e seus objetivos. É com base nesses dados, obtidos a partir dos indicadores de desempenho, que os responsáveis pela qualidade do empreendimento conseguem ditar um planejamento estratégico para melhorar a atuação tanto da equipe como da empresa como um todo no mercado.

A importância desses indicadores para a obtenção da ISO

Esses instrumentos também exercem um papel absolutamente fundamental para que a organização alcance um alto padrão de desempenho, como o apontado pela certificação ISO 9001, servindo para determinar se a empresa realmente cumpre os requisitos necessários para receber o título.

Vale ressaltar que alguns dos indicadores de desempenho aproveitados para a avaliação da ISO 9001 são, por exemplo, o tempo gasto na execução do serviço, o nível de desperdício de materiais e até mesmo o índice de satisfação dos funcionários.

O papel dos indicadores na qualidade e na produtividade

Alguns indicadores de desempenho simplesmente precisam ser adotados por qualquer empresa, independentemente de seu porte ou de sua área de atuação. É o caso do índice de desperdício de material, por exemplo, que aponta as etapas de produção em que a empresa pode ter prejuízos por aproveitar inadequadamente os recursos disponíveis.

Também é imperativo avaliar os níveis de satisfação e de reincidência de clientes, que dizem muito sobre o padrão de qualidade da empresa. E isso se aplica especialmente ao caso das prestadoras de serviços, que têm na impressão dos clientes um dos mais fortes parâmetros de análise de desempenho.

A gestão da qualidade e o aumento da produtividade

A verdade é que a gestão da qualidade permite aumentar a produtividade de uma empresa sem sequer mexer no setor produtivo. A ideia parece estranha? Pois o que acontece é que, para aumentar a produção, muitas vezes é preciso comprar uma máquina a mais ou ampliar o turno de trabalho, certo? Já para aumentar a produtividade, basta fazer com que os recursos disponíveis sejam utilizados de maneira otimizada, o que pode ser feito com um pequeno ajuste na calibragem de equipamentos ou a partir de campanhas motivacionais para os funcionários.

A fim de identificar onde está o gargalo da produtividade — ou seja, qual seria o problema impeditivo para a empresa ser mais produtiva —, a gestão da qualidade precisa se apoiar exatamente nos dados pra lá de seguros e esclarecedores fornecidos pelos indicadores de desempenho.

Agora que você já sabe o quanto os indicadores de desempenho são importantes, que tal aplicá-los de maneira estruturada? Você tem monitorado o desempenho de sua organização? Que indicadores usa? Comente aqui e divida suas experiências conosco! Participe!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

2 comentários sobre “O que são indicadores de desempenho e qual seu papel para a gestão da qualidade?

  1. tenho um de dificuldade de alterar alguns indicadores e de como implantar, o que eu realmente gostaria e de realizar um curso que me de um ensinamento amplo desde dos cálculos e de como aplica-lo em gráficos de monitoramentos,
    poderia me indicar algum livro ou curso que possa supri as minhas necessidades.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.