ISO 9001:2015 / Seção 5: Liderança

Hoje tivemos um webinar sobre o novo papel da liderança na Gestão da Qualidade, segundo a ISO 9001:2015. Os inscritos puderam participar com perguntas e opiniões sobre o tema. Obrigado a todos os que participaram!

Abaixo temos as perguntas do webinar respondidas pelo Ivan:

1) Para definir o papel de responsabilidades, devo manter informado nas descrições de cargo ou crio outro documento para estabelecer estas responsabilidades?

R:Depende da necessidade, eu normalmente não recomendo que criem informação documentada específica para determinado cargo, eu acho que é importante aproveitar que a descrição de cargo já contempla as autoridades, responsabilidades e o papel do mesmo, que você implemente dentro deste documento, e dentro dele evidenciar este requisito da norma.

2) Como será a junção da ISO 9001:2015, com a 14001:2015 e a OHSAS 18001?

R: A junção está sendo sugerida através do Anexo SL, pois ele funciona como uma coluna vertebral que está integrando as diferente normas, e com isso se verifica uma tendência para que estes sistema se integrem no futuro e sigam uma mesma orientação.

3) A política da qualidade original deve ser exposta para cada setor?

R: A norma diz que a política deve ser estabelecida, comunicada e disponibilizada como informação documentada, porém como fazer isso é um critério da empresa. Eu nunca vi política da qualidade estratificada por setor ou área, sim, já vi política da qualidade ser assinada pela presidência, porém isso fica a critério da organização.

4) Como convencer a Alta Direção a se comprometer com a qualidade?

R: Eu sugiro encaminhar a seção 5 e este webinar para a alta direção, já que por exemplo, muitas vezes os membros buscam só estudar o manual da qualidade no dia da auditoria, quando já estão no “enforcamento”.

5) Como fazer com que os gestores que estão tanto no operacional, tenham consciência de que o SGQ e seu envolvimento nesta nova dinâmica poderá fazer com que a sua produtividade aumente?

R: Esta sensibilização não deve ser feita encima da produtividade, mas encima do conceito, e é papel da liderança envolver estas pessoas. É importante que estas pessoas sejam estimuladas a participar do processo, logo o aumento da produtividade será uma consequência desta ação.

 

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