Como as ferramentas da qualidade ajudam a gestão do projeto – Histograma

Por Adonias F. P. Junior.

Olá caro leitor, neste artigo ultrapassamos a metade da nossa caminhada sobre as ferramentas da qualidade na gestão do projeto. Hoje é a vez de falarmos sobre o histograma. Caso você queira ler os artigos anteriores clique aqui.

Pois bem, histograma é uma ferramenta muito interessante porque muito provavelmente você já se deparou com histogramas mesmo sem perceber ou identifica-lo por este nome. Pode exibir os dados na forma de colunas ou barras. Vou contar uma rápida história. Trabalhei por quase 3 anos como office-boy em um grupo de lojas de roupas e sapatos na minha cidade. Quando não estava em serviços externos, ajudava a funcionária do estoque na organização.

Foi ali no estoque que acho que vi pela primeira vez o histograma em prática sem perceber que aquilo era um histograma. Um lojista quando compra um modelo de sapatos, por exemplo, ele compra no mínimo uma grade inteira do modelo escolhido.

O que é grade inteira? É a numeração disponível para atender a todos os tamanhos de pés que existem. Observe a tabela abaixo de grade de calçado feminino.

 

GRADE DE SAPATOS FEMININOS

QTDE

1

2

3

3

2

1

TAMANHO

34

35

36

37

38

39

 

HISTOGRAMA DE QUANTIDADE DE SAPATOS POR NUMERO

histograma

Estatisticamente os há mais mulheres que calçam 36 e 37 do que 34 ou 39. Através da estatística e do histograma os fabricantes chegaram a esse entendimento de grade ideal para sapatos femininos. Agora imagine em quantas coisas da nossa vida o histograma está presente. Caso identifique, por favor, comente, pois ficarei contente em ler seu comentário.

Não vamos ver aqui como se constrói o histograma, isso será em outra oportunidade. Vamos entrar agora no nosso projeto de reforma do escritório. Aqui vamos ver a aplicação da ferramenta nos mostrando quais problemas vale a pena solucionar. Como medida de prevenção você planejou uma análise estatística nas placas do forro no ato da entrega para evitar atrasos e problemas durante a instalação.

Uma pessoa da equipe confere as medidas de largura, espessura e comprimento das placas e monta o seguinte histograma para mostrar onde estão os principais defeitos encontrados.

histograma2

Pelo que podemos notar, o principal problema nas placas do forro é no corte do comprimento. Com essa medida adotada no planejamento, você evitou atrasos no cronograma e retrabalho para regularizar esse problema. Bons gerentes de projetos são aqueles que saibam como evitar problemas pois evitar é melhor que ter que resolver.

Vamos parar por aqui com o histograma. Pense em como ele pode te ajudar. Se ainda não usou nos seus projetos, está na hora de começar!!! Boa sorte e depois me diga como foi.

Forte abraço!!!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

2 comentários sobre “Como as ferramentas da qualidade ajudam a gestão do projeto – Histograma

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.