Como obter ganho de produtividade com a gestão de tempo?

A gestão de tempo é uma maneira otimizada de organizar atividades pendentes e tempo disponível, a fim de possibilitar o cumprimento de tudo o que deve ser feito dentro dos prazos. O objetivo é simples: ser capaz de produzir o máximo possível sem que haja perda de qualidade. Quem desenvolve suas habilidades de gestão de tempo aproveita melhor tanto seus momentos de trabalho quanto os períodos de lazer sem se sentir esgotado ao final do dia. Quer descobrir como ganhar produtividade com essa estratégia? Então continue lendo o post de hoje!

Uma administração com foco na gestão de tempo

Ao se implantar uma boa estratégia de gestão de tempo na organização, as tarefas serão executadas de maneira mais eficaz, ou seja, em menos tempo e ainda com altíssima qualidade. Além de aumentar a produtividade de cada funcionário e, por consequência, da empresa como um todo, isso reduz a pressão sobre os membros da equipe, permitindo que os colaboradores trabalhem com mais tranquilidade, certos de que cumprirão com seus deveres.

Essa redução de sobrecarga se refletirá em um ambiente de trabalho mais leve e motivado para o departamento inteiro. E essa mudança de clima consequentemente leva a melhores resultados, que deixam a equipe ainda mais satisfeita, reiniciando o processo. Assim a equipe cumpre metas sem desespero, sentindo-se realizada profissionalmente e cada vez mais motivada. Dessa forma metas ainda mais altas são alcançadas.

A otimização de resultados individuais e da equipe

Muitos funcionários excelentes deixam a desejar em suas tarefas em relação à gestão de tempo. Você provavelmente conta com um colaborador assim em sua equipe, que é motivado e faz um bom trabalho, mas parece realizar poucas coisas ao longo do dia, frequentemente falhando no cumprimento de prazos.

Como líder de equipe, faz parte de suas incumbências ajudar o time a gerenciar melhor o tempo disponível, o que pode ser feito por meio de um bom planejamento e com estratégias simples — como estabelecer curtos período de tempo ao longo do dia durante os quais os funcionários precisarão se concentrar em certa atividade, intercalados com intervalos de descanso. Lembre-se também de ser claro e objetivo quanto aos deadlines esperados, para que todos saibam exatamente como lidar com as expectativas da empresa.

Você vai se surpreender como, com essas estratégias simples, sua equipe alcançará melhores resultados. Para o time de vendas, por exemplo, uma melhor gestão de tempo pode garantir que todos batam a meta diária de prospecções. Já para uma equipe de estoquistas, ela pode garantir que todos os pedidos sejam montados dentro do prazo. Não parece o cenário ideal?

O papel do gestor em todo esse processo

É importante esclarecer que o papel do gestor não é agir como um controlador na questão do gerenciamento de tempo. Sua função é, na verdade, definir um planejamento que funcione bem para administrar o tempo da equipe, convencendo-a da importância de seguir esse planejamento. Tudo a partir de análises embasadas e de sua sensibilidade. Mas cuidado, porque se você começar a cobrar de maneira muito rígida o cumprimento de horários, vai aumentar a pressão sobre o time e acabar conseguindo um efeito contrário ao desejado.

A verdade é que a gestão de tempo pode elevar muito a produtividade de uma empresa, tanto no que diz respeito à administração quanto à produção e à entrega. E o melhor é que ela não exige investimento em maquinários ou novos funcionários, bastando aproveitar melhor sua equipe e seu tempo.

Mas e você, sabe como exatamente o tempo está sendo gasto em sua empresa? Que tal aplicar algumas estratégias de gestão de tempo para elevar sua produtividade? Faça a experiência e não se esqueça de nos contar os resultados!

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Como obter ganho de produtividade com a gestão de tempo?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.