Como as ferramentas da qualidade ajudam a gestão do projeto – Folha de verificação

Por Adonias F. P. Junior.

Semana passada publiquei o 1° artigo da série de 7 falando de como a aplicação das ferramentas da qualidade ajudam a gestão da qualidade do projeto e também os Stakeholders¹. Falamos da ferramenta fluxograma. O que é, qual a função, e ainda demonstramos o uso do fluxograma em um exemplo do nosso cotidiano. Caso você não leu o artigo, clique aqui para ler.

print5

Bem, falaremos nesse artigo da folha de verificação usando o mesmo exemplo da reforma do escritório, pois ao final teremos um exemplo robusto e integrado da aplicação das ferramentas.

Uma folha de verificação é um tipo de lista de verificação que pode ser aplicada na inspeção de um processo que foi definido no planejamento do projeto. Ela pode rastrear um defeito e a partir daí os dados podem ser usados em outra ferramenta (Diagrama de Pareto²).

Bem, hora de acordar!!!! Vamos finalmente usar a folha de verificação na reforma do escritório. Para isso, imagine o seguinte cenário:
Você é o gerente de projeto nomeado para esse empreendimento e sabe aplicar as melhores práticas de gerenciamento de projetos, usou ao máximo seu conhecimento em aquisições para obter o melhor acordo para sua empresa pagando o justo ao empreiteiro. Depois de negociar os termos do contrato, este estabelece critérios de aceitação (qualidade) que o projeto precisa entregar. Tais critérios foram organizados adivinha onde? Isso mesmo, na folha de verificação.

Antes precisamos lembrar que a folha é elaborada no processo 8.1 – Planejar o gerenciamento da qualidade, no entanto é usada no processo 8.3 – Controlar a qualidade.

Observe a seguinte tabela:

REQUISITOS

CONFORME

ESPECIFICAÇÃO

OBSERVAÇÕES

Layout

Arquivo autocad – novo escritório Ok
Cor das paredes

Branco 0101 ral 9010 OK
Iluminação

×

750 lux

Iluminação insuficiente em alguns pontos do escritório
Qtde de tomadas /estação de trabalho

3

Ok
Sinalização de segurança

×

De acordo com a NR 26 Faixa fotoluminescente não atende a norma.
Iluminação de emergência

×

 De acordo com a NBR 10898 Faltam luminárias em alguns pontos estabelecidos no projeto
Climatização

De acordo com projeto “XYZ” Ok

 

Perceba que nesta tabela você pode ver quais requisitos foram atendidos, quais não foram e ainda coletar informações para estudar a solução das não conformidades. Note que sua aplicação pode resultar em economia de tempo e recursos, eliminar trabalhos desnecessários e produzir valor aos seus projetos.

Para uma boa análise de solução de problemas, deve usar em conjunto outras ferramentas da qualidade com a folha de verificação, pois assim você chegará à(s) causa(s) raiz mais facilmente.

Aqui Chegamos ao final do artigo lembrando que ainda falaremos das demais ferramentas nas próximas semanas. Aplique o que aprendeu nesse artigo e, por favor, me diga como foi. Pra isso serve os comentários, eu leio e respondo a todos. Sua opinião é importantíssima pra mim.

Até a próxima!

1 – Stakeholders, em português significa partes interessadas. É todo aquele que pode afetar ou é afetado positivamente ou negativamente pelo projeto. Governo, associações, órgãos públicos, funcionários, sindicatos, gestores são exemplos de stakeholders.

2 – Diagrama de Pareto. O diagrama de Pareto é um gráfico de colunas que ordena as frequências das ocorrências, da maior para a menor, permitindo a priorização dos problemas.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.