Como as ferramentas da qualidade ajudam a gestão do projeto

Por Adonias F. P. Junior. 
Você já parou pra pensar nisso? O quanto à aplicação das 7 ferramentas básicas da qualidade vai te ajudar a resolver problemas nos seus projetos? Quer saber mais? Quantos problemas podem ser evitados?

 

Resolver e evitar problemas são música aos ouvidos que todo chefe adora ouvir. Agora vamos pensar nessas palavras, mas focando a economia que você poderá proporcionar à sua empresa aplicando as ferramentas nos seus projetos. Imagine o aumento da sua credibilidade diante do seu chefe, de seus pares, de seus colaboradores, em seus grupos de discussão. Os benefícios são inúmeros por isso vamos parar por aqui.

 

Isso tudo é muito bom, nós já sabemos, então quais são mesmo as 7 ferramentas da qualidade? Já chega de rodeios, vamos ao que interessa…

O gerenciamento de projetos é dividido em 10 áreas do conhecimento e o gerenciamento da qualidade é uma delas. Segundo o guia PMBOK®¹, a gestão da qualidade é composta por 3 processos:

 

  • 8.1 – Planejar o gerenciamento da qualidade
  • 8.2 – Realizar a garantia da qualidade
  • 8.3 – Controlar a qualidade

 

As ferramentas descritas abaixo são usadas nos processos 8.1 – Planejar o gerenciamento da qualidade e 8.3 – Controlar a qualidade. São elas:

  • Fluxograma;
  • Folha de verificação;
  • Diagrama de Pareto;
  • Histograma;
  • Gráfico de controle;
  • Diagrama de dispersão;
  • Diagrama de causa e efeito;

 

Nesse artigo vamos demostrar o uso da ferramenta fluxograma. As demais serão demostradas em próximos artigos. O processo planejar o gerenciamento da qualidade tem por objetivo identificar e atender padrões, práticas e requisitos relevantes para a qualidade do projeto. O resultado desse processo é o plano de gerenciamento da qualidade.

 

 

Aplicação do fluxograma (Mapa de processos)

 

No processo 8.1 – Planejar o gerenciamento da qualidade:

Um fluxograma mostra como um processo flui do início ao fim, como os elementos estão interligados, caminhos alternativos e define um início e um fim para cada processo que está sendo planejado. Usaremos um fluxograma para exemplificar o planejamento em projeto de reforma de um escritório onde serão definidas as características (requisitos) que o empreiteiro deve entregar.

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Notem que esse fluxo é bem simples, no entanto mostra uma sequência que pode ser adotada no planejamento da reforma de um escritório. Outras abordagens poderiam ser usadas, mais complexa ou mais criteriosa. Contudo a ideia é exemplificar um fluxograma na prática. Você já usou um fluxograma para planejar seus projetos? Se não, comece hoje mesmo e me diga como foi a experiência.

 

 

No processo 8.3 – Controlar a qualidade

 

Controlar a qualidade é o processo de gerenciamento da qualidade onde se verifica se as entregas atenderam as especificações (requisitos) do produto ou serviço. Controlar implica em medir e medir conforme o plano previamente estabelecido. Nesse processo o fluxograma pode ajudar na análise dos problemas encontrados e indicar a solução apropriada. Vamos voltar ao exemplo da reforma do escritório.print98

 

Viram como essa ferramenta pode te ajudar a demonstrar valor nos seus projetos? Quantos problemas poderiam ser evitados se você tivesse usado essa ferramenta antes? Se você já o usa frequentemente, certamente você evitou muitos problemas de qualidade em seus projetos que fatalmente culminaria em custos, retrabalhos, estresse e etc.

As outras ferramentas serão mostradas em próximos posts. Fique atento às publicações e bom uso do fluxograma nos seus projetos!

 

 

1 – Guia PMBOK® é um guia do conhecimento em gerenciamento de projetos. É uma publicação do PMI (Project Management Institute).
 
Autor convidado: Adonias F. P. Junior, PMP ®, engenheiro eletricista pela UNIVALE, MBA em Gestão Empresarial pela FGV e MBA em Gerenciamento de Projetos pela FGV . Mais de 11 anos de atuação na indústria nas áreas de produção, qualidade, projetos e manutenção. Atuou em projetos de retrofitting e instalação de máquinas, redução de custos de produção. Conduziu equipes de produção, manutenção, equipes multifuncionais e participou em programas de implementação de TPM e 5’S. É orientado a resultados, auto gerido, resiliente e hands on.
 
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22 comentários sobre “Como as ferramentas da qualidade ajudam a gestão do projeto

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