Anexo SL

Assista ao nosso webinar sobre o Anexo SL e deixe suas dúvidas nos comentários. Obrigado a todos que participaram e enviaram suas perguntas.

A seguir as perguntas do webinar respondidas pelo Ivan:

1) Muitos ainda tem falado sobre a burocratização da norma. Qual o seu papel como auditor em relação à interpretação dela?

R: O nome já diz, conjunto de requisitos, então o engessamento, a burocratização de alguns pilares, ela é inerente e está caminhando para uma desburocratização, as pessoas que vivenciam a norma de 2008 sabem que existem muitos requisitos que são subjetivos, passíveis de interpretação, por exemplo, documentos e registros vão se transformar em informação documentada, mas claro, existem alguns requisitos que ainda são subjetivos e passíveis de avaliação por parte do auditor.

2) Um ponto positivo da nova versão é  que ela pede 0 procedimentos, isso é um total estímulo à desburocratização?

R: Existem cláusulas que dizem que a informação documentada deve ser mantida, então a norma por exemplo, não vai mais exigir o Manual da Qualidade por exemplo, mas algumas informações documentadas serão cobradas sim durante as auditorias.

3) Você considera a identificação das lideranças um ponto chave para a gestão?

R: A gente ouve muito no mercado que a gestão da qualidade vem de cima, quer dizer, tem que ser uma diretriz patrocinada e endossada pela alta gestão da empresa. O que eu tenho visto no mercado é que a maior dificuldade é envolver estar pessoas na gestão. Então, respondendo a pergunta, é sim fundamental que eles participem, e à partir desta revisão 2015, a alta direção será mais cobrada.

4) O RD não será mais obrigatório?

R: Não, o papel não será mais formalizado, não será mais cobrado, porém nada impede de ter ele presente dentro da empresa e isso foi decidido para que haja um maior envolvimento da alta direção.

 

A ISO possui várias normas, muitas delas relacionadas a sistemas de gestão, como a ISO 9001 para gestão da qualidade, ou ISO 14001 para gestão ambiental. À medida que crescem, as empresas têm uma tendência a atender a várias dessas normas de gestão simultaneamente. Um fator dificultante hoje é que, apesar de tratarem de padronização, essas normas não são muito parecidas entre si, ou seja, não seguem uma lógica muito parecida.

O Anexo SL é uma estrutura que pretende padronizar as normas da ISO que estão por vir, desde a ISO 9001, que será publicada nos próximos meses. Segundo a BSI, “Todas as normas de sistema de gestão do futuro terão a mesma estrutura de alto nível, texto principal idêntico, bem como termos e definições comuns.” Dessa forma, entendendo o Anexo SL, você terá maior facilidade em lidar com qualquer norma de sistemas de gestão da ISO. Também deverá ser mais prático controlar e auditar diferentes normas ao mesmo tempo.

Todas as normas ISO agora terão 10 cláusulas bem definidas:

1) Escopo, que informa os objetivos da norma;

2) Referências Normativas, ou seja, outras normas e publicações que tenham relação;

3) Termos e Definições, que agora serão mais parecidos entre diferentes normas;

4) Contexto da Organização, que seria a definição do estado atual da empresa e quais fatores podem influenciar no alcance do objetivo;

5) Liderança, onde a ISO passa a cobrar mais da alta direção das empresas;

6) Planejamento, onde entra o 5W2H para lidar com riscos e oportunidades;

7) Suporte, que trata de todas as ferramentas que podem auxiliar nas atividades;

8) Operação, com gestão de processos etc;

9) Avaliação de Desempenho, que trata dos monitoramentos, análises, avaliações e revisões;

10) Melhoria, onde são citadas as não conformidades, ações corretivas e ações de melhoria.

 

Esses pontos são tratados com mais detalhe em um PDF da própria BSI, e se você ainda tem dúvidas, deixe seu comentário aqui embaixo.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.