Mídias sociais: 5 tendências para 2015

Por Tiago Bosco em Arteccom

Nunca houve tanta atualização nas redes sociais em suas configurações e usabilidade como no ano de 2014. E com isso, veremos fortes impactos neste ano que se inicia. Veja a seguir algumas das tendências para 2015 nas redes sociais.

1 LinkedIn
É hora de estar presente ? A rede social LinkedIn alcançou em 2014 o posto de segunda rede social contendo, principalmente, compartilhamentos de conteúdo profissional. Se sua empresa ainda não tem seu perfil, 2015 pede presença.

2 O alcance orgânico dos posts do Facebook devem chegar a 2% 
Em 2014 houve várias mudanças no Facebook em suas configurações e na usabilidade, sendo a de maior impacto a redução do alcance orgânico acontecendo gradativamente. Em 2015 as empresas que continuarem na rede social deverão mudar a estratégia e buscar cada vez mais o relacionamento.

3 Mais atenção ao Instagram e ao instantâneo
O Instagram tem poder de alcance 56 vezes maior do que o Facebook e isso se deve pelo fato da rede social basear-se no instantâneo e as publicações não sofrerem pelo EdgeRank como existe no Facebook. Porém, a usabilidade da mesma requer cuidado – nada adianta usar o Instagram com imagens prontas. Aproveite a grande quantidade de usuários para interagir o offline com o online realizando publicações instantâneas.

4 O storytelling será o responsável por mais de 50% das conversões em 2015
O Marketing de Conteúdo entrou em cena no ano de 2014 e para este ano promete ser a principal estratégia para aumentar tráfego e conversões.

5 Olhos atentos ao Google Plus
A rede social que nos é empurrada “guela” abaixo está se tornando cada vez mais importante. Com a consciência de que o Marketing Digital é importante para as vendas de qualquer empresa – que no início de 2014 já se tornou claro -, a concorrência no meio digital aumentou e qualquer tática e técnica para se sair à frente deve ser levada em conta. O Google Plus que tanto exige seu espaço, agora se faz mais que necessário não só a presença, mas como o compartilhamento de conteúdo na rede social. Empresas que investem em SEO e esperam melhores resultados em 2015 devem incluí-la no planejamento.

Olhando atentamente às mudanças em todas as redes sociais que os brasileiros ocupam, fica claro que uma nova postura deve ser estudada por parte das empresas que as usam como canal de vendas. Agora é hora de ouvir as necessidades de seu consumidor e as redes sociais serão as melhores ferramentas para a sua empresa.

Fonte: Gabrielle de Castro (@gaahdecastro), fundadora da Insiders e especialista em Marketing de Relacionamento.

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