Busca incessante pela melhoria contínua

Buscar a melhoria contínua em uma empresa não é uma tarefa fácil. É preciso alterar rotinas, melhorar os processos, diminuir desperdícios e criar uma nova cultura, o que emanda tempo, força de vontade de toda equipe e dinheiro. Uma forma de alcançar esses objetivos é através da implantação de um sistema de qualidade em gestão. Uma das formas muito conhecidas, diz respeito à implantação da Norma ISO 9001, que parte de dois princípios: melhoria contínua e satisfação do cliente.

De acordo com o consultor e auditor para sistemas de gestão da qualidade Ivan Gonçalves, qualquer empresa, seja ela uma indústria ou prestadora de serviços, pode melhorar processos e diminuir desperdícios. E esses são os principais objetivos da ISO 9001, que além disso, promove o aumento da credibilidade da empresa com seus clientes. “Você desenvolve uma metodologia assegurando a entrega do produto conforme a necessidade e expectativa do cliente”, explica.

Para garantir o que a ISO 9001 propõe é necessário passar por quatro estágios, de acordo com o auditor: primeiro o planejamento, depois a execução das atividades, em seguida a checagem e verificação dos resultados e por fim a atuação em cima dos resultados. Pode parecer fácil, mas o caminho é longo. Segundo Gonçalves, esse processo leva de um ano e meio a dois anos. Depois, quando se acredita que atingiu os resultados, é necessária a realização de uma auditoria, que vai avaliar se a empresa atigiu os requisitos exigidos internacionalmente.

revista acibalc

 

Entre os benefícios citados pelo auditor estão:

  • a melhoria na operação dos processos,
  • a identificação da causa de problemas,
  • a redução do desperdício e
  • a promoção da cultura da qualidade.

 

Fonte: Revista ACIBALC Empresas & Negócios. Balneário Camboriú, n.25, set. 2014.

 

 

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Um comentário sobre “Busca incessante pela melhoria contínua

  1. Os quatro estágios propostos nada mais é do que a aplicação do PDCA. Entre os benefícios citados está a redução de desperdícios.Quero tecer alguns comentários sobre esse benefício.O gestor ou líder deve atentar para o desperdício do tempo que medeia entre uma atividade e outra. Antes de tudo levante o tempo usado para realizar esse processo ou o conjunto de processos. Meça a produtividade desse processo ou desse conjunto de processos em termos do valor de 1% (R$). Aplique seu método para reduzir esses tempos o mais que puder. Verifique tempos e movimentos de algumas operações. Feito isso volte a medir a produtividade em termos de valor de 1%(R$) e se surpreenda com os ganhos que você obteve. Repita o processo e vá se surpreendendo. Isso tenho feito com muito sucesso nas empresas em que prestei minhas consultorias.

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