Avaliação por competências: Por que automatizar a avaliação de desempenho?

Diante de tanta competitividade e inovação, é praticamente impossível imaginar uma empresa que não se preocupe em avaliar desempenho dos seus talentos, pois só dessa forma a organização conseguirá identificar os pontos fortes e aqueles que precisam ser aprimorados, a fim de que os colaboradores possam apresentar um melhor resultado em suas atividades.
A Gestão por Competências proporciona às organizações o aproveitamento das potencialidades de seus colaboradores. A automatização dos processos que envolvem essa área pode ser visto como um ganho relevante  num mercado como o atual, de negócios globalizados e descentralizados, com empresas operando, muitas vezes, em diferentes lugares do mundo.

Vale ressaltar que através da avaliação de desempenho, a organização também tem a oportunidade de identificar se um profissional pode apresentar melhores resultados, exercendo outras atividades, ou ainda, sendo transferido para outro departamento. Isso porque através deste processo consegue-se ter um “raio x” das competências do colaborador e traçar novas expectativas de retorno que ele poderá oferecer, caso a organização se disponha a investir no seu desenvolvimento.
Com os resultados da avaliação de desempenho dos talentos em mãos, a área de Recursos Humanos poderá apresentar à alta direção novas propostas de ação estratégicas, com vistas na melhoria do negócio. Ao apresentar dados mensuráveis, o RH terá argumentos para indicar o que funciona bem na empresa, bem como os processos que devem ser aprimorados ou até mesmo substituídos.
A criação de um circuito de informação é uma vantagem trazida pela adoção um software para gestão de pessoas. Além de facilitar e tornar mais seguras as atividades de RH, permite ao setor posicionar-se estrategicamente na empresa, com uma rotina operacional facilitada.
Para a organização que pretende dar os primeiros passos nesse sentido, recomendamos  a utilização de um software que oriente a empresa no cadastro das competências, facilite a implementação e controle da avaliação de desempenho dos colaboradores, auxilie a elaboração e simplifique o acompanhamento do plano de treinamento. E que ajude a identificar competências não satisfatórias para a correção das deficiências encontradas.
BlogPEOPLE2

 

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.