Quais as vantagens da certificação ONA?

A gestão da qualidade em saúde tem sido um assunto analisado e bastante discutido entre as diversas áreas e setores ligados ao tema. Essa preocupação deve-se a diversos fatores, entre eles as questões legais e econômicas e a necessidade de garantir níveis satisfatórios de segurança na prestação dos serviços em saúde.
As organizações de saúde são consideradas um sistema complexo onde as estruturas e processos são de tal forma interligados, que o funcionamento de um componente interfere em todo o conjunto e no resultado final, portanto, conceitos de qualidade, herdados da indústria, vêm sendo aplicados nos serviços de saúde.
A implantação da Gestão da Qualidade busca a garantia de um serviço de saúde eficaz, podendo tornar-se instrumento útil na orientação das medidas corretivas. Com a qualidade melhorada, os desperdícios podem ser evitados, reduzindo-se os custos e aumentando a produtividade, ocorrendo até mesmo melhora da competitividade no mercado. Definir e gerenciar processos internos da organização são pontos fundamentais para trabalhar com o Ciclo de Melhoria Contínua e faz parte de um Programa de Qualidade estabelecer os padrões que se pretende atingir.
A ONA – Organização Nacional de Acreditação, é uma instituição privada, sem fins lucrativos, que tem como objetivo a implantação de um processo permanente de melhoria da qualidade da assistência à Saúde, estimulando o alcance de padrões mais elevados de qualidade.
O Manual ONA é o instrumento utilizado como referência pelas instituições de saúde para implantação de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ), segundo os padrões de excelência. Ele também serve como referência para a avaliação no processo de acreditação.
No Brasil, a acreditação é o principal sistema de avaliação das instituições de saúde. Receber essa certificação, produto final de um processo de acreditação, traz para os hospitais um ganho de confiança. O selo de qualidade transmite para a população a preocupação da instituição com a qualidade dos serviços e, para os profissionais, a preocupação com os processos. A certificação indica que a instituição segue uma padronização e prima pela qualidade em tudo o que faz, para evitar que ocorra algum dano ao paciente. Além disso, em muitos Estados ela favorece a utilização de uma tabela de preço diferenciada em relação às outras operadoras e a sistematização consolidada de processos de segurança do paciente.

Quais as vantagens na implantação de um sistema de gestão da Qualidade ONA?

Para a Organização:
Definir e gerenciar processos são pontos fundamentais para trabalhar com o Ciclo de Melhoria Contínua…

  • Maior satisfação dos clientes;
  • Maior participação no mercado;
  • Redução de custos;
  • Maior competitividade;
  • Otimização de processos.

Para os clientes:

  • Mais confiança nos serviços prestados;
  • Satisfação nos serviços adquiridos.

Para os colaboradores:

  • Mais integração entre os setores;
  • Melhoria no desenvolvimento individual e coletivo;
  • Menor possibilidade de acidentes de trabalho;
  • Melhoria da qualidade e produtividade;
  • Valorização no currículo profissional/Capacitação.

A Acreditação é um processo que envolve toda a estrutura de uma instituição de saúde e promove uma grande mudança na gestão.
—————————————–
Conheça alguns de nossos clientes que são cerificados:
BOS – Banco de Olhos de Sorocaba
CHCM- Centro de Hemoterapia Celular em Medicina

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Quais as vantagens da certificação ONA?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *