Gestão de Pessoas utilizando a ISO 9001

Para atender a esta exigência, as organizações normalmente elaboram uma descrição de cargos, onde para cada cargo da empresa são colocados os requisitos mínimos em relação aos pontos avaliados. No processo de contratação de novos colaboradores esta descrição de cargos é utilizada para selecionar os melhores candidatos.
Para os colaboradores já existentes na organização, a norma recomenda que seja avaliada a competência desses colaboradores em relação aos requisitos que foram definidos. Para atender a esta exigência, normalmente as organizações realizam uma avaliação periódica (a maioria faz uma avaliação anual) para verificar se os colaboradores atuais atendem aos requisitos de competências definidos na seção anterior. O objetivo  é identificar dificuldades que os colaboradores apresentam para ter um bom desempenho na sua função.
A área de gestão de pessoas recomenda que  avaliação do colaborador seja feita pelo seu superior imediato. A partir desta avaliação, a empresa deve elaborar um plano para corrigir as deficiências apontadas. É importante também, manter um acompanhamento da implantação do plano de treinamento.
Para demonstrar o atendimento ao requisito da norma a organização deve manter registro de todos os treinamentos realizados. Para treinamentos formais realizados pode ser o certificado de um curso realizado. Para treinamentos internos recomenda-se o preenchimento de listas de frequência, constando o nome do treinamento, a data, o nome do instrutor e com a assinatura dos participantes.
O foco do treinamento da ISO 9001 é corrigir deficiências. Em função disso a norma apresenta mais uma exigência. Após a providência tomada para corrigir a deficiência apontada, deve ser feita uma avaliação algum tempo depois, para verificar se essa deficiência foi corrigida. Se ela não foi corrigida a organização deve analisar outras alternativas de forma a sanar o problema. Para atender a essa exigência é recomendável que a empresa disponha de uma avaliação do colaborador algum tempo depois da realização do treinamento para verificar se o seu desempenho melhorou.
Baseado na nossa experiência na implantação de sistemas de gestão em organizações consideramos este um ponto fundamental para o sucesso da sua implantação.
A área de gestão de pessoas é bastante rica em atividades para buscar a realização profissional e pessoal do colaborador. A motivação dos colaboradores é uma importante ferramenta para aumentar a produtividade e qualidade das empresas.
Alguns exemplos de atividades que podem constar da política de gestão de pessoas são: pesquisa de clima organizacional, saúde e segurança no trabalho, responsabilidade social, pesquisa de satisfação dos colaboradores, desenvolvimento profissional para ocupar outros cargos, participação nos resultados, etc.
Marcos Antonio Lima de Oliveira, Diretor de Responsabilidade Social da ABRH-BA e Diretor da ISOQUALITAS (www.qualitas.eng.br )

BlogPEOPLE
Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Gestão de Pessoas utilizando a ISO 9001

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.