Indicadores, objetivos e metas para a qualidade

Os indicadores, ou Balanced Score Cards, como são conhecidos atualmente, representam de forma quantitativa, dentro de uma organização, a evolução e o desempenho dos seus negócios, qualidade dos produtos e serviços, participação e motivação de seus colaboradores.
A tabela a seguir mostra como os indicadores estão relacionados com todos os processos de gestão de uma organização.

Indicadores Balanced Score Cards Relação com
Do negócio Business Performance A organização
Do sistema de gestão da qualidade Quality Performance Os clientes e fornecedores
Dos processos tecnológicos Technical Process Performance Os produtos e processos
Das equipes de trabalho Team Performance Colaboradores

A maioria dos indicadores está associada aos objetivos da qualidade. Pode-se ter mais de um indicador para um único objetivo.

Objetivos
Os objetivos da qualidade são estratificados da Política da Qualidade da organização. Eles devem traduzir como devemos acompanhar a evolução de um determinado processo, produto ou negócio. Todos os objetivos devem ser medidos e quantificados através de indicadores.

Metas
Cada indicador deve ser acompanhado de uma meta, que fornecerá informação de sucesso ou fracasso na avaliação de um determinado processo, produto ou negócio.
indicadores ex
Representação dos indicadores
Os indicadores devem ser representados pelo seu modelo matemático, periodicidade e método de coleta, além dos objetivos e das metas.
Os indicadores podem ser apresentados graficamente, para se ter ideia de variabilidade e tendência, que ajudarão na pesquisa de soluções para melhoria contínua, com o intuito de atingir a meta proposta ou de definir novas metas para aquele indicador.
A definição do método de coleta é bastante interessante quando se tem a composição de diferentes variáveis para se obter o indicador, de maneira que se pode ter certeza de que todas essas variáveis foram contempladas e utilizadas na obtenção do indicador.

Indicadores da Qualidade
Cada organização, de acordo com a sua política da qualidade e seus objetivos, deve definir os indicadores que melhor traduzem o desempenho de seus negócios, produtos e serviços.
Quando existe essa definição de metas e acompanhamento do desempenho é possível tomar decisões e criar ações estratégicas para melhorar o cenário.

Flag

Este gráfico foi gerado com a ferramenta TeamFLAG, gestão de indicadores da Qualyteam. É uma amostra de como os indicadores podem ser controlados e apresentados.
_____________________________
http://www.abcq.org.br/13/indicadores,-objetivos-metas-qualidade.html

flag

 
 

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Share via
Copy link
Powered by Social Snap