Passo a passo de como fazer o diagrama de Pareto

Grafico Pareto Excel

Hoje vamos ver passo a passo como criar um gráfico de Pareto usando o Microsoft Excel. O princípio de Pareto, também conhecido como o princípio 80 20, foi apresentado em 1897 por Vilfredo Pareto. Ele afirmou que 80 % da riqueza mundial concentrava-se em 20 % da população. Mais tarde verificou – se que essa relação de concentração acontece em vários outros ramos da ciência, como concentrações demográficas e em ciências organizacionais.
Joseph M. Juran apresentou que numa organização, 80% dos seus problemas podem estar ligados a 20 % das causas geradoras de problemas nessa organização. Isso quer dizer que atacando 1/5 de nossas causas potenciais, estaremos resolvendo 4/5 de nossos problemas.
Claro que a relação não é perfeitamente exata, mas nos dá a ideia de concentração e priorização no ataque as causas dos problemas.
Podemos através do diagrama de Pareto filtrar os problemas menores dos maiores, onde é claro as falhas maiores necessitam de ações mais dinâmicas e urgentes, os problemas ou falhas menores necessitam de ações por igual, mas quando podemos visualizar o grau de importância de cada falha sempre devemos originar a ação sobre a mais crítica.
Para desenvolver um gráfico de Pareto você pode utilizar o Microsoft Excel:
Grafico Pareto Excel1.º Passo
Liste no Excel todos as causas versus ocorrências do que se deseja criar um gráfico de Pareto. Em nosso exemplo nossas causas serão reclamações de clientes e nossas ocorrências serão a quantidade de vezes em que os clientes reclamaram. Como segue, temos:
Mal Atendimento dos Revendedores – 125 ocorrências;
Produtos com embalagem mal identificada – 48 ocorrências;
Produtos que não atendiam as especificações – 30 ocorrências;
Assistência Técnica atrasada – 2 ocorrências.
2. º Passo
Coloque as ocorrências de forma decrescente e calcule as porcentagens de cada uma e a porcentagem acumulada.
3.º Passo
Crie um gráfico de barras e de linhas, onde as barras serão as porcentagens de cada motivo e a linha será o acumulado das ocorrências, como a seguir.
Pronto seu diagrama de Pareto ou gráfico de Pareto no Excel está pronto. Note que atacando as duas primeiras causas, você estaria resolvendo mais de 80 % das reclamações.
Para controlar as ocorrências, recomendo o TeamTOOLS, software para gestão de não-conformidades que  oferece condições para que você trate as não-conformidades reais com ações corretivas e não conformidades potenciais com ações preventivas. 
À medida em que a empresa vai tratando suas não-conformidades com ações corretivas e eficazes, as ocorrências reais tendem a reduzir. No TeamTOOLS  você pode incluir o Diagrama de Pareto junto à análise de causa das não-conformidade para priorizar e acompanhar o plano de ação e o desempenho das ações implementadas através de indicadores representados por gráficos.
Quer saber como? Peça uma demonstração.

Segue uma sugestão de vídeo aula sobre as 7 ferramentas da Qualidade:

Referências:
http://www.oficinadanet.com.br/post/10218-elaborando-um-grafico-de-pareto#axzz2ZxuqRuTE
http://gestaoeficiente.blogspot.com.br/2012/07/o-que-e-diagrama-de-pareto-passo-passo.html
http://www.totalqualidade.com.br/
 

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