A importância da calibração e manutenção de equipamentos

De acordo com o Vocabulário  Internacional de Termos Fundamentais e Gerais de Metrologia (aprovado pela Portaria INMETRO Nº 029/95), calibração representa o conjunto de operações que estabelece, sob condições específicas, a relação entre os valores indicados por um instrumento de medição, sistema de medição ou valores representados por uma medida materializada ou material de referência, e os valores correspondentes às grandezas estabelecidas por padrões. “De maneira muito simples, podemos dizer que “calibrar” significa colocar um instrumento de medição em condições de utilização, por meio da comparação dos valores das medições fornecidos pelo instrumento, com os valores padrão, aplicando-se quando necessário, o ajuste ou regulagem”, explica o engenheiro mecânico e gerente de Laboratório do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Estado do Amazonas (IPEM/AM), Diego Freitas da Silva.

“calibrar” significa colocar um instrumento de medição em condições de utilização (…)

O trabalho de calibração autentica o desempenho do equipamento com a ajuda de instrumentos de medição em vários processos. Ele garante que os equipamentos sejam capazes de fornecer os resultados desejados de forma precisa, por meio de uso de instrumentos de controle e instrumentação que garantem diversos benefícios com a calibração e ensaio de materiais. A calibração mantém o nível de desempenho das máquinas e também auxilia nos requisitos de qualidade, deixando os dispositivos sempre em constante disponibilidade.
Existem diversas ferramentas e acessórios disponíveis para executar um serviço de calibração, inclusive durante o período de manutenção em grandes paradas. As fabricantes fornecem calibração de instrumentos comerciais, material de teste, serviço de reparação de equipamento para uma grande variedade de equipamentos de medição e ensaio.
Segundo o especialista, engenheiro mecânico e gerente de Laboratório do Instituto de Pesos e Medidas do Estado do Estado do Amazonas (IPEM/AM), Diego Freitas da Silva, a calibração deve ser realizada em todos os instrumentos de medição que tiverem influência na exatidão ou validade dos ensaios, incluindo aqueles não diretamente vinculados à medição como, por exemplo, os de controle do ambiente de trabalho ou de armazenamento de amostras, que devem ser calibrados antes de serem colocados (ou recolocados) em serviço. Os resultados da calibração do instrumento de medição, expressos em um certificado de calibração, são importantes, pois fornecem informações válidas e úteis que podem auxiliar na tomada de decisões gerenciais, como por exemplo, para correções a serem realizadas no processo de medição.
Estabelecer um programa de calibração/manutenção dos instrumentos de medição, que contemple os critérios para calibração/manutenção, incluindo os parâmetros a serem calibrados; as metodologias; as frequências e quando procedente, o laboratório ou organismo responsável pelas calibrações, são fundamentais de acordo com o especialista. “Este programa deve ser concebido de maneira tal que, sempre que aplicável, as medições feitas em laboratório, possam ser rastreáveis aos padrões de medidas estabelecidos”.
Para satisfazer os requisitos do item 7.6 da norma ISO 9001 é necessário realizar uma série de ações na qual chamamos de confirmação metrológica. O termo confirmação metrológica é um conjunto de operações requeridas para garantir que um dispositivo de medição encontra-se em um estado de conformidade com as especificações para seu uso pretendido. Geralmente inclui calibração, qualquer ajuste e/ou reparo necessário e as recalibrações subsequentes, assim como qualquer selagem ou rotulagem de dispositivos de medição. Quando então possuímos essa confirmação metrológica implementada podemos dizer que existe a Confiabilidade Metrológica.
Um fator muito importante e que merece ser destacado é que a calibração consiste em apenas comparar os valores das indicações do instrumento contra um padrão de referência. Assim um certificado de calibração deverá relatar qual o erro do instrumento em comparação ao padrão e também qual a incerteza de medição do método utilizado para realizar as medições. Cabe ao detentor do equipamento analisar os afastamentos de seu instrumento e classifica-lo em aprovado ou reprovado mediante alguns critérios pré estabelecidos que variam de acordo a exigências de seu processo.
Atualmente, existem no mercado softwares que facilitam verificação e a calibração dos equipamentos de monitoramento e medição dentro dos prazos definidos, garantindo assim qualidade dos resultados e a segurança e permanente satisfação dos clientes.
____________________________________
Fonte:
http://www.agsolve.com.br/dicas-e-solucoes/a-importancia-da-calibracao-e-manutencao-de-equipamentos
http://www.manutencaoesuprimentos.com.br/conteudo/2160-beneficios-do-servico-de-calibracao-e-ensaio-de-materiais/

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “A importância da calibração e manutenção de equipamentos

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.