Planejamento Estratégico e Mapeamento de Processos
No último sábado, dia 28 de abril aconteceu o segundo módulo do Programa Qualidade & Gestão 2012 que está sendo desenvolvido em Santa Catarina e apoiado pela Qualyteam. Estiveram presentes representantes de 13 empresas de Balneário Camboriú e região que buscam a qualidade para excelência na gestão.
O tema do primeiro encontro foi o “Planejamento Estratégico”. Utilizando a SWOT Analisys, como ponto de partida, os participantes puderam identificar no cenário de cada empresa quais são os pontos fracos, pontos fortes, ameças e oportunidades e a partir disso estabelecer metas estratégicas e diferentes planos de ação para eliminar os pontos fracos e as ameaças mais significativas.
Estratégias para eliminar os pontos fracos e as ameaças mais significativas.
Ivan Gonçalves, ministrante do Programa e auditor da qualidade, enfatiza a importância dos indicadores de desempenho (também chamados de índices de desempenho ou até KPI -Key Performance Indicator – Indicador- Chave de Desempenho) para auxiliar no monitoramento e gestão dos resultados que a empresa deseja acompanhar e ressalta: “Os indicadores podem ser definidos para cada nível de decisão da empresa: Indicadores Estratégicos (Presidência e Direção); Indicadores Táticos (Gerenciais) e Indicadores Operacionais (Chefias e Operação).
O mapeamento de processos fez do segundo módulo do Programa Qualidade & Gestão, uma prática propriamente dita e como resultado dos exercícios foi possível:
- Identificar todos os processos que fazem parte da empresa.
- Verificar como os processos interagem entre si.
- Mapear cada processo, identificando as atividades importantes (críticas).
- Elaborar um fluxo de interação entre os processos.
“Atividades Críticas são aquelas que influenciam no resultado final de um Processo, e processo é conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos/serviços (saídas)”, esclarece Ivan.
Baseado nos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão utilizado pela FNQ (Federação Nacional da Qualidade) o Programa Qualidade & Gestão compartilha dos fundamentos do MEG assim como utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn) e tem como principal objetivo disseminar os conceitos e benefícios da qualidade capacitando gestores para os desafios e demandas do mercado brasileiro.