Qualidade & Gestão 2012

Planejamento Estratégico e Mapeamento de Processos

No último sábado, dia 28 de abril aconteceu o segundo módulo do Programa Qualidade & Gestão 2012 que está sendo desenvolvido em Santa Catarina e apoiado pela  Qualyteam. Estiveram presentes representantes de 13 empresas de Balneário Camboriú e região que buscam a qualidade para excelência na gestão.
O tema do primeiro encontro foi o “Planejamento Estratégico”.  Utilizando a SWOT Analisys, como ponto de partida, os participantes puderam identificar no cenário de cada empresa quais são os pontos fracos, pontos fortes, ameças e oportunidades e a partir disso estabelecer metas estratégicas e diferentes planos de ação para eliminar os pontos fracos e as ameaças mais significativas.

Estratégias para eliminar os pontos fracos e as ameaças mais significativas.

Ivan Gonçalves, ministrante do Programa e auditor da qualidade, enfatiza  a importância dos indicadores de desempenho (também chamados de índices de desempenho ou até KPI -Key Performance Indicator – Indicador- Chave de Desempenho) para auxiliar no monitoramento e gestão dos resultados que a empresa deseja acompanhar e ressalta: “Os indicadores podem ser definidos para cada nível de decisão da empresa:   Indicadores Estratégicos (Presidência e Direção);  Indicadores Táticos (Gerenciais) e  Indicadores Operacionais (Chefias e Operação).
O mapeamento de processos fez do segundo módulo do Programa Qualidade & Gestão, uma prática propriamente dita e como resultado dos exercícios foi possível:

  1. Identificar todos os processos que fazem parte da empresa.
  2. Verificar como os processos interagem entre si.
  3. Mapear cada processo, identificando as atividades importantes (críticas).
  4. Elaborar um fluxo de interação entre os processos.

“Atividades Críticas são aquelas que influenciam no resultado final de um Processo, e  processo é conjunto de atividades inter-relacionadas ou interativas que transformam insumos (entradas) em produtos/serviços (saídas)”, esclarece Ivan.
Baseado nos fundamentos do Modelo de Excelência da Gestão utilizado pela FNQ (Federação Nacional da Qualidade) o Programa Qualidade  & Gestão compartilha dos fundamentos do MEG assim como utiliza o conceito de aprendizado e melhoria contínua, segundo o ciclo de PDCL (Plan, Do, Check, Learn)  e tem como principal objetivo disseminar os conceitos e benefícios da qualidade capacitando gestores para os desafios e demandas do mercado brasileiro.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Um comentário sobre “Qualidade & Gestão 2012

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.