Retrospectiva 2011

Planejamento Estratégico

O que você espera para sua empresa em 2012? Antes de criar expectativas e traçar novas perspectivas que tal avaliar os resultados do ano que passou?
As metas foram alcançadas, os objetivos cumpridos? Qual é o percentual de ações que foram concluídas?
O planejamento estratégico é o momento de reflexão sistemática sobre os negócios da empresa – sua trajetória e situação atual, suas forças e fraquezas, o contexto mercadológico em que está atuando, as oportunidades e ameaças que se apresentam, caminhos alternativos para expansão, benefícios e riscos de investimentos ou desinvestimentos, fatores limitantes sistêmicos dos processos e, finalmente, os próprios anseios e objetivos de seus acionistas. É essa reflexão que trará à tona aspectos que não são identificados no sufoco vivenciado pelas pessoas em seu dia-a-dia. São riscos não identificados ou não avaliados, oportunidades não mapeadas ou não valorizadas, negócios infrutíferos não interrompidos, despesas desnecessárias não eliminadas, investimentos não realizados nos momentos oportunos, ações da concorrência não antecipadas ou mudanças nos hábitos dos consumidores não monitoradas. Aspectos cuja análise e tratamento pró-ativo são fundamentais para o crescimento sustentável da empresa.

O acompanhamento do plano estratégico de uma organização é um dos elementos chave do processo de planejamento.

No entanto, o planejamento estratégico é um processo contínuo, sendo que é preciso conhecer o grau de realização dos seus objetivos. Para isto é necessário implantar um sistema de controle, além de analisar e comparar as informações obtidas com as metas estabelecidas.
O acompanhamento do plano estratégico de uma organização é um dos elementos chave do processo de planejamento. Basicamente, o planejamento conta com três fases: o planejamento propriamente dito, a execução do projeto e o acompanhamento aliado a uma avaliação.
Um planejamento sem acompanhamento, de nada serve para uma organização, já que não tem sentido fazer um esforço inicial e logo abandoná-lo.
Um planejamento estratégico bem definido, bem elaborado e compartilhado com toda a organização, fortalece o posicionamento da empresa no mercado, além de permitir uma efetiva transformação organizacional para melhor.
_____________________________
Referências:
Planejamento Estratégico Gestão ou Ritual
Planejamento Estratégico Organizacional

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.