Como anda o clima na sua empresa?

O universo corporativo reconhece que é indispensável contar com colaboradores comprometidos e que façam o diferencial do negócio. Contudo, como fazer com que os colaboradores deem o melhor de si e superem metas estabelecidas? Nesse caso, a organização necessitará conhecer a realidade do quadro funcional, ou seja, saber aquilo que os profissionais precisam para se manterem motivados.

(…) liderança, trabalho em equipe,

camaradagem, estrutura física,

benefícios, planejamento

de carreira, feedback, etc.

Uma ferramenta muito utilizada no mercado para fazer esse “check-up corporativo” é a pesquisa de clima organizacional (PCO), afinal através dela é possível mapear ou retratar os aspectos críticos que configuram o momento motivacional dos funcionários da empresa através da apuração de seus pontos fortes, deficiências, expectativas e aspirações.
Por onde começar? Esteja atento ao passos à baixo e mãos à obra:

Identificação dos objetivos

A área de RH, juntamente com a direção da empresa, deve definir os objetivos desse trabalho. É o momento de definir “o que se quer saber” e, posteriormente “o que será feito com os resultados”. Arquivar a pesquisa depois de concluída, leva os funcionários a desacreditar nos processos organizacionais.

Comunicação do processo

Os gestores devem ser informados sobre a realização da pesquisa de clima, seus objetivos e os benefícios que a ferramenta trará à organização e aos funcionários. Em seguida, os líderes devem repassar a informação aos liderados, mesmo que superficialmente.

Difusão da proposta

A próxima etapa é a difusão da PCO de forma mais detalhada, através de reuniões departamentais e dos canais de comunicação interna da empresa.

Sigilo e credibilidade da PCO

Deve-se assegurar aos colaboradores que seus questionários terão total respaldo e não “cairão” nas mãos de pessoas não envolvidas na condução do processo. Com isso, não haverá riscos de ações punitivas para quem não concorda com determinados ações da empresa ou dos superiores.

Definição de indicadores

Várias temáticas podem ser abordadas pela PCO como, por exemplo: liderança, trabalho em equipe, camaradagem, estrutura física do ambiente, benefícios, planejamento de carreira, feedback, entre outros.

Elaboração do questionário

Pode-se optar por questões dissertativas ou de múltipla-escolha. É viável identificar os meios pelo quais serão respondidos e encaminhados os questionários aos responsáveis, em um período pré-estabelecido. Cada questionário dever ser pautado na realidade, no segmento e na cultura de cada organização. Não existe um padrão único, que deva ser seguido.

Aplicação da ferramenta

O dia da aplicação da pesquisa de clima deve ser divulgado antecipadamente, para que a participação alcance o maior percentual possível de respondentes.

O dia da PCO

Para responder à pesquisa, os colaboradores devem se sentir à vontade e seguros de que suas respostas não serão lidas por terceiros, o que comprometeria o processo. É preciso que exista um local com estrutura adequada, para que as pessoas respondam as questões com tranquilidade. É bom lembrar também que, atualmente, muitas organizações já realizam a PCO através da Intranet. Nesse caso, os questionários ficam on-line e o processo torna-se mais rápido.

Compilação dos dados

Depois que os questionários forem respondidos, é o momento de compilar as informações e identificar os acertos e os erros da gestão. O resultado deve ser encaminhado à direção da empresa, para que as providências necessárias sejam aplicadas.

Divulgação dos resultados

Finalizado o processo, os resultados ser divulgados aos funcionários, juntamente com as ações que a empresa adotará a partir das informações obtidas pela pesquisa de clima. Se, por exemplo, os funcionários reclamaram das instalações dos banheiros, a diretoria deve comunicar que fará uma reforma num período estipulado.
A pesquisa de Clima Organizacional é uma ferramenta aliada à estratégia das ações da empresa que impacta na atração e retenção dos talentos. Identifica as oportunidades de melhoria e possibilita a elaboração de um plano de ação que visa incrementar a motivação, a produtividade e a qualidade de vida dos seus funcionários.
Ótima semana e bom trabalho!
___________________________________________
Referências
www.rh.com.br/Portal/Motivacao/Dicas/5766/etapas-de-uma-pesquisa-de-clima-organizacional.
Veja também:
Modelos de questionário:
http://www.equestiona.com/cliente/P.aspx?SurveyID=n2K2676
http://www.administracaoegestao.com.br/pesquisa-de-clima-organizacional/modelos-de-questionarios-de-pesquisa-de-clima-organizacional/

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.