Como liderar uma equipe fazendo tudo ao contrário

Liderança de equipe

Você lidera algum projeto ou equipe?
Então procure descobrir se está tendo algum dos comportamentos abaixo, e corrija-os!
Aqui no Blog da Qualyteam, sempre preferi compartilhar dicas, reforçar o comportamento positivo, desenvolver conteúdo que apóie e ajude a gestão dos negócios. No entanto, penso que este post de “Como NÃO fazer” também pode ser uma bela oportunidade de “FAZER” uma reflexão séria sobre como está sendo seu desempenho como líder ou membro de uma equipe de trabalho.

7 dicas sobre como NÃO motivar uma equipe

Gerenciamento de projetos e pessoascomo liderar uma equipe, fazendo tudo ao contrário

1. Guarde tudo para si

Todo mundo quer roubar suas idéias. Não compartilhe nada. Se for fazer uma apresentação em grupo, diga aos seus companheiros de equipe que a sua parte será uma surpresa, ou que não ficou pronta a tempo de ser discutida com eles antes da apresentação definitiva.

2. Não se dê ao trabalho de perguntar a seus colegas sobre as tarefas deles

Afinal, eles estarão fazendo o mesmo que você, guardando tudo para si, e mantendo em segredo tudo o que fazem. Ademais, por que se preocupar? A continuidade e coordenação das atividades não é responsabilidade só sua… Se algum membro da equipe comunica que precisará de um determinado recurso, não a leve a sério. Se ele estiver “mesmo” precisando, vai atrás sozinho, ou vai brigar por ele.

“Se ele estiver “mesmo” precisando, vai atrás sozinho…”

3.  Certifique-se de que não haverá incentivos

Especialmente recompensas, presentes e encontros. Isto amolece o grupo.

4. Não tome qualquer atitude

Sempre existe chance de que seus colegas são os que estão de fato fazendo as contribuições que agregam valor. Concentre-se em brilhar mais do que eles, preparando apresentações no Powerpoint usando todas as palavras da moda.

5.  Não respeite a agenda alheia

Mostre que é você quem manda. Atrase o horário de início de várias reuniões, marque-as e adie-as com pouquíssima antecedência, e tome decisões cruciais em reuniões que não tenham sido agendadas previamente, e na ausência das pessoas realmente interessadas.

6. Sempre considere que todos estão integralmente alocados ao projeto

Aloque as pessoas aos cronogramas como se elas não estivessem envolvidas com nenhum outro projeto ou operação. Se você controla mais do que um cronograma, aloque as mesmas pessoas a todos eles, considerando a mesma premissa.

7. Nunca esclareça totalmente os objetivos

Definir os objetivos antes de ter o trabalho encerrado é dar aos inimigos uma oportunidade de avaliá-lo objetivamente, ou até mesmo de considerá-lo ineficaz! Além disso, expor o objetivo pode vir a dificultar na hora de decidir livremente os rumos dos projetos, ou de usá-los em prol de seus próprios objetivos pessoais ao longo de seu ciclo de vida.
Como diria Washington Olivetto, “as pessoas têm que ter consciência de que é melhor ser co-autor de algo brilhante do que autor solitário de algo medíocre”.
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Referência: Pimp your Work – “How to make your team fall apart” – http://tinyurl.com/3mnhyz7

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