RH – Técnicas de Entrevista

Dando continuidade a série de Post’s RH, e após a seleção dos candidatos por telefone, reuni algumas técnicas interessantes e bastante eficientes para ajudá-lo nas entrevistas presenciais.
Independente da técnica que você utilizar, preparação é a chave para uma entrevista bem-sucedida, para você e para o candidato.
Há várias técnicas que podem ajudá-lo a obter as informações mais úteis sobre o candidato. Vamos verificar algumas tendências mais recentes em técnicas de entrevistas:
Estes tipo de entrevista é explicado em profundidade no livro do Dr. Del J. Still, “High Impact Hiring“.

Entrevista baseada no comportamento

Consiste em fazer perguntas que exijam que o candidato repita atitudes específicas que ele tomou para resolver um problema, finalizar um projeto ou fazer seu trabalho. Ela vai mais fundo do que a maioria das técnicas de entrevista, forçando o candidato a dar detalhes, explica o Dr. Still.

  • Faça o candidato descrever uma situação de trabalho, em seguida as atitudes específicas que tomou e, finalmente, peça que ele explique o resultado final de suas atitudes.
  • Como entrevistador, você precisa pegar estas informações e aplicá-las ao cargo para o qual você o está entrevistando.
  • Use as atitudes do candidato em situações anteriores para prever como ele pode desempenhar o trabalho ou reagir a situações que fazem parte da função.

Entrevista baseada em situações

Baseia-se, no entanto, numa situação hipotética criada por você, não na experiência anterior do candidato.
Você cria situações com base nas funções do trabalho. Na maioria dos casos, o candidato recorrerá a experiências anteriores, assim você obterá virtualmente as mesmas informações, mas ele tem mais trabalho para fazer a conexão entre as duas situações. Ele pode até ilustrar a resposta à sua situação hipotética com um exemplo de como resolveu uma situação similar em trabalhos anteriores.
Tanto a entrevista baseada no comportamento como a baseada em situações exigem do entrevistador alguma habilidade e prática, mas sem dúvida revelam boas informações sobre o comportamento, a ética e o estilo de trabalho do candidato.
Há muitas outras técnicas que usam informações comportamentais. Uma delas é a entrevista baseada na competência, que foca as competências essenciais do trabalho e pede ao candidato que aplique suas habilidades àquelas áreas.
Um candidato pode dizer que adora desafios, que é criativo, assertivo, etc. e provavelmente acredita mesmo nestas coisas sobre si. A menos que tenha exemplos específicos de como ele demonstrou esses traços nos ambientes de trabalho anteriores, você não tem mais que a palavra dele quanto a isso.
___________________________________
Leia na integra:
http://empresasefinancas.hsw.uol.com.br/contratar-um-funcionario5.htm

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.