Yoga no trabalho: saúde e bem estar

“Faça yoga para ser melhor para os outros e não melhor que os outros.”

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), o estresse afeta hoje mais de 90% da população mundial. O estresse está associado à ocorrência de diversas doenças como patologias metabólicas, cardiovasculares, gastrointestinais, distúrbios do crescimento, câncer, depressão, distúrbios reprodutivos e doenças infecciosas.
As pressões e tensões do cotidiano profissional afetam a condição emocional, física e mental, interferindo na qualidade de vida, fazendo com que os indivíduos enfrentem crescentes problemas decorrentes do estresse moderno.
Calcula-se que atualmente, o estresse atinge cerca de 60% dos executivos, sendo considerada a doença do século. Trata-se de um problema sócio-econômico que atinge pessoas ainda jovens, em idade produtiva e que geralmente ocupam cargos de responsabilidade, diminuindo sua capacidade produtiva e consequentemente gerando despesas diretas e indiretas.

o estresse afeta hoje mais de 90% da população mundial

Como a Yoga  é um sistema filosófico-prático, que consiste em posturas físicas e respirações para harmonização do corpo e mente, e tendo evidências de que a execução regular dessa prática proporciona ao sujeito maior flexibilidade corporal, aumento da vitalidade, redução de pânico psicológico e redução de doenças cardiovasculares, o Yoga Laboral vem sendo uma das técnicas mais utilizadas para a diminuição dos efeitos nocivos do estresse adotado por diversas empresas como: IBM, rede Wall Mart, AT&T, Brastemp, MTV, Petrobras, Nike, Banespa, HBO, Banco do Brasil, Pepsico, Kalunga, GE, Multibrás, Banco Real, Pão de Açúcar, Hospital Albert Einstein entre outras. Cada uma dessas vem de forma acentuada colhendo os bons frutos de uma equipe mais harmonizada e pessoas com maior poder de concentração e saúde em geral.

a prática de yoga laboral promoveu melhora profissional e benefícios na qualidade de vida dos funcionários

Não é preciso mudar o ambiente do trabalho e nem o traje, pois as técnicas do Yoga Laboral visa integrar o funcionário em seu meio, melhorando sua flexibilidade e alongamento, fortalecendo sua consciência corporal, sua auto-estima e o seu controle emocional.
A Associação de Yoga em Florianópolis realizou um Estudo que teve como objetivo avaliar o efeito da prática do yoga laboral sobre a percepção de melhora profissional e qualidade de vida de funcionários de empresas públicas e privada.
Participaram da pesquisa 170 pessoas, que trabalhavam em quatro diferentes instituições de Florianópolis e que participaram de uma média de 74 sessões, com duração de 15 minutos, duas vezes por semana, realizadas durante 1 ano. Para avaliar a percepção da melhora profissional e da qualidade de vida foi utilizado um questionário especialmente desenvolvido que continha questões sobre a percepção da melhora profissional e os seguintes componentes da qualidade de vida: estresse e ansiedade, dor, disposição, concentração, produtividade, tensão, relacionamento pessoal, entusiasmo, respiração, cansaço, irritabilidade, equilíbrio e saúde.
O resultados apresentaram percepção de melhora profissional de 91% e nos seguintes componentes da qualidade de vida: estresse (69%), disposição (62%), tensão (58%), dor (57%) e irritabilidade (55%).
Conclusão: Esses resultados indicam que a prática de yoga laboral promoveu melhora profissional e benefícios na qualidade de vida dos funcionários estudados.
À todos vocês, Namaskar!
Veja +_______________________________________

Acesse também
http://www.yoga.pro.br/inicial.php
http://www.profhermogenes.com.br/site
http://www.pranaeyoga.com.br

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

8 comentários sobre “Yoga no trabalho: saúde e bem estar

    • Olá Fabiana!
      Seja bem-vinda ao blog da Qualyteam. Agradeço pela sua participação.
      Visitei seu site, achei muito bacana. É importante que essa iniciativa de proporcionar bem estar no trabalho através das práticas de yoga seja valorizada no ambiente corporativo. Parabéns pelo seu trabalho!
      Namastê!
      Giovana

  1. Olá Fabiana e Giovana,
    É sempre bom contar com artigos e estudos como este, que trazem à tona os benefícios da prática do yoga e ajudam na conscientização de que estamos diante de um “mundo doente”, dadas as condições de trabalho imposta pelo nosso tempo histórico. Contudo, me preocupo com uma possível “perversão” da filosofia e objetivo das práticas do yoga no ambiente corporativo.
    Não conheço as variáveis do estudo realizado, mas me pergunto se o yoga não poderia ser utilizado para “explorar melhor o trabalhador” nestas circunstâncias, tornando o praticante mais adaptado e flexível à condições de trabalho, na maioria das vezes, estressantes. Ou seja, não há uma conscientização de tais condições para uma mudança concreta destas condições, e sim uma “pacificação” dos funcionários que passam a aceitar determinada realidade administrando os efeitos nocivos que ela traz.
    É claro que os benefícios do yoga são em si mesmos louváveis e por si só devem ser celebrados! Só gostaria de registrar minha preocupação com a utilização de tais benefícios para adequar os trabalhadores à condições cada vez mais estressantes, ao invés de prepará-los para co-criar uma realidade de mudança interior que resulte em transformação exterior.
    Namastê,
    Erika

    • Olá Erika. Primeiramente gostaria de dar-lhe boas vindas ao blog da Qualyteam. Aproveito também para agradecer seu comentário. É sempre bom quando conseguimos despertar alguma reflexão, dessa forma, convido-lhe a participar com algum artigo que dê continuidade a este assunto.
      Fico no aguardo! Namastê,
      Giovana

  2. Eu uso o site yogaway.com onde eu tenho aula de officeYoga. É funcional e muito fácil de usar. Além de dezenas de aulas prontas, você ainda pode criar sua própria aula. Também uso muito os vídeos de meditação tanto no trabalho quanto em casa, tem aulas com tempos diferentes, entre 10 minutos a 1 hora… é só escolher. O site já possui milhares de praticantes e está disponível em inglês, português e espanhol. Vale conferir!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.