A sua equipe é a sua empresa

“Gestão é a capacidade de fazer coisas através dos outros.”

Por *Gilclér Regina
Eu tenho um sonho. Essa frase conhecida em todo mundo no discurso de Martin Luther King nos leva a um sonho onde todas as empresas irão reconhecer que elas estariam fora do mercado se não fosse pelo trabalho de sua equipe. Por que gastar dinheiro em contratar as melhores estrelas, se não existe uma maneira de mantê-las? Mais de 65% dos funcionários de 300 das maiores empresas dos EUA não confiam em seus gerentes (Fonte: The Seattle Times). Eles confiam em seus colegas de trabalho, inclusive gostam do que fazem, mas não confiam que os seus superiores estejam tomando as melhores decisões.
Se gestão é “a capacidade de fazer coisas através dos outros”, como será possível atingir esse objetivo sem a confiança do seu pessoal, de sua equipe?

 “Nunca duvide da capacidade das pessoas que trabalham para você. Elas verdadeiramente podem atingir o objetivo que você sonhou para elas.”

Ao mesmo tempo que a sua empresa deseja alcançar grandes objetivos, os funcionários que você contratou também desejam alcançar grandes objetivos.
Ganhar a confiança de sua equipe é demorado, mas muito importante. Se você não tiver essa confiança, a sua empresa nunca terá o melhor, o mais criativo, o melhor talento. E aí, cedo ou tarde, essa falta de talento não irá permitir que a sua empresa consiga inovar a ponto de se manter à frente da concorrência. Não dê sopa para o azar, pois quem chega primeiro bebe água limpa e o seu concorrente sabe muito bem disso.
Assegure que a sua empresa realmente garanta a permanência da equipe reconhecendo a sua importância para o seu sucesso. “Nunca esqueça de demonstrar o quanto você aprecia o trabalho das pessoas que estão com você.” Dê a eles muito mais do que apenas uma festa de final de ano ou um bônus anual. É preciso muito mais que isso!  Dê a eles projetos desafiadores durante todo o ano. Dê a eles críticas honestas sobre como estão se saindo. Dê a eles um canal de comunicação onde eles se sintam à vontade para falar com você. Trate-os como pessoas reais. Eles são a sua empresa.
_____________________________________________________
Leia na ítengra: http://www.ceag.com.br
*Gilclér Regina: Consultor de vendas, motivação e gestão e recursos humanos.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.