Oportunidade de carreira

Você imagina qual empresa está por traz desse anúncio? E a vaga, sabe qual será o cargo a ser ocupado? Sua empresa também precisa de um profissional com este perfil e com essas competências? Foi você que publicou este anúncio? Você se considera a pessoa indicada para este cargo?
Pense bem, avalie seu histórico profissional, faça uma auto-análise. Você sabe quais são seus diferenciais? Conhece seus talentos?
A primeira atitude de quem quer evoluir profissionalmente deveria ser descobrir quais são seus diferenciais e aperfeiçoá-los. A maioria das pessoas ignora os próprios talentos e, por isso, sai atirando para todos os lados: faz qualquer curso que aparece pela frente, mudam de emprego várias vezes e não se especializa em nada.
Talentos são capacidades inatas para manifestar paixão e facilidade no desempenho de determinadas atividades, atitudes e comportamentos. “Os talentos são ativados por certos ambientes, temas e circunstâncias favoráveis. Quando se desenvolvem através do conhecimento, técnica e experiência se convertem em talentos de alto desempenho, produzindo excelência, plenitude e inovação.” ( Mauro Press )
Muitas vezes, traços e comportamentos que consideramos negativos podem ser talentos se usados produtivamente, ou seja, ser exigente, introvertido, insistente, desconfiado, sistemático, mandão ou impaciente pode ser um tremendo ponto forte se for trabalhado e aplicado na função certa. Crítico, analítico, detalhista, metódico são características fundamentais para um bom auditor, por exemplo. Se o tímido trabalha a maior parte do tempo em tarefas que exijam muita concentração e pouco relacionamento pessoal, isso é um diferencial, e não um defeito.

(…) traços e comportamentos que consideramos negativos podem ser talentos se usados produtivamente.

O problema é que muitas pessoas, por acharem que esses comportamentos são pontos fracos, tentam mudá-los, gastando tempo e energia que deveriam ser usados para aperfeiçoá-los. Conscientizar-se das próprias competências é o melhor caminho para posicionar-se no lugar certo.
“A verdadeira competência é o que diferencia pessoas comuns das extraordinárias. Ou seja, pessoas que ficaram apenas nas habilidades técnicas ou no talento bruto e aquelas que os uniram em coerência com um projeto de carreira e de vida, fizeram seu polimento e lapidação até brilharem como pedras preciosas”.
Enquanto isso, na sala de justiça, os super heróis estão disputando a vaga do anúncio acima.
__________________
Referência:
PRESS, Mauro.  A Era dos Talentos. QualityMark, São Paulo,  2007.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.