Know-how e know-why

Quando se diz que alguém tem know-how em alguma atividade, diz-se que essa pessoa sabe realizar tal tarefa com conhecimento de causa e experiência. No que se refere à empresa, know-how é conhecimento do processo: “como ele é feito”.
“Em time que está ganhando não se mexe”, certo? Em se tratando de esporte até pode ser, mas se a competição for pelo mercado, estar ganhandopode ser uma condição econômica passageira. Manter a qualidade do produto não é suficiente. Para que a empresa permaneça competitiva precisa estar sempre se reinventado, revendo processos, buscando melhorias, inovando. Portanto, não basta apenas ter o know-how ou saber fazer as coisas, é preciso ter o know-why, ou entender o porquê das coisas para assumir uma posição de destaque neste novo paradigma.
Vicente Falconi afirma que para melhorarmos os processos, é necessário estabelecermos padrões para os mesmos (ou melhorar o know-how sobre eles). Porém, para melhorar aquilo que já se sabe fazer (um avanço tecnológico), é necessário a compreensão daquilo que se faz e porque se faz (pesquisa científica). Sem o exato conhecimento daquilo que se faz e porque se faz, não existe possibilidade de crescimento e desenvolvimento.
A empresa que toma a posição de não mudar porque “sempre foi assim”, perde cada dia mais espaço no mercado. Hoje não basta produzir para ganhar. Perder cada vez menos é fundamental para o lucro. A tendência é que as empresas trabalhem cada vez mais enxutas e de forma sustentável.
O know-why melhora a forma de executar os processos (eficiência) e contribui para o know-how, fortalecendo a empresa e construindo novas estratégias através da capacitação contínua de seus colaboradores.
Sua empresa está atenta ao know-why?
Conte-nos sobre suas experiências na empresa. Envie-nos suas opiniões!

 

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

2 comentários sobre “Know-how e know-why

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.