Gestão da Qualidade: Desafio e Resultado

Mesmo com o desgaste provocado pela resistência à mudança de cultura no Brasil, o tema “qualidade” está cada vez mais evidente. O conceito de qualidade também está mais abrangente, pois não se limita ao adjetivo de produto ou serviço. E não se refere apenas ao aumento da produtividade nas organizações. Nunca ouvimos falar tanto em Qualidade: qualidade de vida, qualidade do ar, qualidade dos padrões éticos, etc.
Aos poucos estamos incorporando um sistema institucionalizado que reage de forma dinâmica às mudanças do ambiente e do mercado.
Na empresa, a gestão de um Sistema de Qualidade exige o conhecimento dos processos com profundidade. Identificando claramente quais são os riscos de cada atividade, fica mais fácil estabelecer objetivos e a direção que a empresa deve seguir. A padronização possibilita a previsibilidade, o que minimiza os riscos e custos de operação. Ter indicadores de desempenho corretamente estabelecidos é fundamental para a tomada de decisão. Informações erradas geram decisões erradas e, assim, gerenciar este conjunto de informações é o grande desafio.
Não existe Qualidade sem a normalização técnica. “Sem uma norma, não há base lógica para tomar uma decisão ou tomar uma ação” Joseph M. Juran.
A certificação na norma ISO 9001 auxilia a melhoria dos processos internos, orienta programas de capacitação de colaboradores, potencializa o monitoramento do ambiente de trabalho, desenvolve mecanismos para a verificação da satisfação dos clientes, colaboradores e fornecedores.
No entanto, o que vai garantir o sucesso a esta  sistemática é o envolvimento de todos os níveis hierárquicos da organização e a prática constante de metodologias como o PDCA, principalmente.
A evolução não se aplica somente ao conceito de Qualidade. O que vem evoluindo também são as ferramentas de suporte. O mercado oferece novas tecnologias para auxiliar as empresas nesta empreitada. Softwares intuitivos atuam otimizando as rotinas de controle, simplificando o entendimento dos processos, facilitando a gestão de sistemas que tem como base a Qualidade.
Vantagens competitivas duradouras são resultados das empresas que se empenham neste desafio. O êxito alcançado deve servir de estímulo para a continuidade neste processo, que não tem data para terminar. O caminho para a excelência é marcado pela busca do aperfeiçoamento e da melhoria contínua.

Teste grátis a ferramenta para gestão da qualidade Qualyteam

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *